Início | Personalidades
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Personalidades
Pesquisa geral
Personalidade
 


Nº de registos : 37 ( 1 até 20 )
1 | 2

Mário Ruivo (1927-2017)

O Prof. Mário Ruivo escolheu, no início da década de 1990, Castelo de Vide para sua segunda residência. A 5 de Agosto de 2017, no âmbito do Festival da Água e do Tempo, é promovida uma cerimónia de homenagem póstuma, para a qual se convidaram colaboradores e amigos. O texto que aqui se publica, redigido pelo seu amigo Prof. Francisco Sepúlveda Teixeira, foi apresentado nesta ocasião.


[+ info]
Imagem
José Custódio Nunes (1887-1961)

Engenheiro electrotécnico, de espírito empreendedor e carácter voluntarioso, empresário e fundador da Hidro-Eléctrica do Alto Alentejo e das demais empresas que se lhe seguiram, José Custódio Nunes nasceu em Póvoa e Meadas, concelho de Castelo de Vide, a 5 de Junho de 1887.


[+ info]
Imagem
Cónego Albano da Costa Vaz Pinto (1913-1976)

Albano da Costa Vaz Pinto, nascido em Póvoa de Rio de Moinhos em 20 de Novembro de 1913, foi pároco de Castelo de Vide de 1948 a 1975, vindo a falecer na sua terra natal em 7 de Fevereiro de 1976. Foi considerável o trabalho que desenvolveu, quer no respeitante à vida religiosa, quer na administração do valioso património paroquial, tendo fundado o Colégio/Externato de Nossa Senhora da Penha em 1960.

nix uotan nix yosemite nix expression language

[+ info]
Imagem
João José Le Cocq (1798-1879)

João José Le Cocq, notável cidadão francês, filho de João José Le Cocq e de Maria Vitória do Carmo, nasceu, viveu e morreu em Portugal. Fundou a Quinta do Prado, em Castelo de Vide.

lidocain lutschtabletten rhvorvikankobe.site lidocain lutschtabletten

[+ info]
Imagem
Ernesto de Carvalho Oliveira (1927-1998)

Ernesto de Carvalho Oliveira, ilustre jurista, era natural da vila de Póvoa e Meadas, concelho de Castelo de Vide, onde nasceu em 10 do Julho de 1927, filho de Manuel António de Oliveira e de Laurentina Maria de Carvalho.


[+ info]
Imagem
Alexandre Óscar Durão de Carvalho Cordeiro (1899-1949)

Engenheiro silvicultor, administrador do concelho e presidente da Câmara Municipal de Castelo de Vide, Alexandre Óscar Durão de Carvalho Cordeiro nasceu em 15 de Novembro de 1899.

omeprazol 80 mg omeprazol dosis hund omeprazol english

[+ info]
Imagem
Frei José Godinho Juzarte Sequeira Sameiro (1802-1871)

Frei José Godinho Juzarte Sequeira Sameiro, professo na Ordem de São Bernardo, de Alcobaça, Presbítero, leitor de moral, foi o primeiro administrador do Asilo de Nossa Senhora da Esperança, criado por seu irmão João Diogo Juzarte Sequeira Sameiro, em Castelo de Vide, a 20 de Julho de 1863.


[+ info]
Imagem
João Diogo Juzarte Sequeira Sameiro (1792-1865)

João Diogo Juzarte Sequeira Sameiro pertenceu a uma das nobres famílias de Castelo de Vide, distinguindo-se pelo seu carácter e pelo generoso legado que deixou à sua terra e a Portugal, instituindo nesta vila o Asilo de Nossa Senhora da Esperança para crianças e adultos cegos, primeira instituição do género no país.  


[+ info]
Imagem
João Luís de Carvalho Cordeiro (1861-1919)

Juiz Auditor, professor e primeiro Director da Escola Distrital de Portalegre (Magistério Primário), advogado, várias vezes administrador do concelho de Castelo de Vide, João Luís de Carvalho Cordeiro nasceu em Portalegre a 28 de Outubro de 1861.


[+ info]
Imagem
Maria da Cruz Repenicado Dias (1915-2008)

Distinguindo-se pela sua carreira no campo da enfermagem, desempenhando altos cargos no exercício da profissão, na organização do ensino da enfermagem em Portugal e na Superintendência dos Serviços de Enfermagem dos Hospitais Civis de Lisboa, Maria da Cruz Repenicado Dias era natural de Castelo de Vide, onde nasceu em 29 de Novembro de 1915. 


[+ info]
Imagem
Maria Beatriz dos Santos Cordeiro (1856-1938)

Natural de Castelo de Vide, onde nasceu a 29 de Outubro de 1856, Maria Beatriz dos Santos Cordeiro era filha de Manuel Maria dos Santos Cordeiro e de Francisca Amália de Alegria, Foi regente do Asilo do Espírito Santo para a Infância Desvalida, nesta vila, e publicou em 1909 um opúsculo a este respeito. 

nix uotan foliehalsbrand.site nix expression language

[+ info]
Imagem
Francisco Mimoso Flores (1905-1988)

Na freguesia de Santa Maria de Belém, em Lisboa, nasce a 5 de Outubro de 1905 Francisco Mimoso Flores, filho do Prof. Dr. António José Pereira Flores, de Lisboa, e de Cecília Baptista Mimoso Flores, de Castelo de Vide. Fez a sua formatura em Silvicultura, no Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa.

nix uotan foliehalsbrand.site nix expression language

[+ info]
Imagem
José Vicente Branco do Casal Ribeiro (1907-1990)

O médico veterinário José Vicente Branco do Casal Ribeiro nasceu em Lisboa, a 15 de Julho de 1907, filho de José Vicente Caldeira do Casal Ribeiro, 2º Tenente da Armada, e de Alda Branco do Casal Ribeiro. Após a sua licenciatura em Paris, exerceu diversos cargos de destaque em Portalegre e Castelo de Vide e é, ainda hoje, lembrado com saudade por todos os que o conheceram.


[+ info]
Imagem
Frei Rafael de Castelo de Vide (?-1800)

Natural de Castelo de Vide, de que tomou o nome de religioso franciscano, Fr. Rafael de Castelo de Vide professou no Convento da Consolação do Bosque da vila de Borba, de monges da Província da Piedade. Foi missionário em África, Bispo e Governador de S. Tomé, em 1797, falecendo em 1800.


[+ info]
Imagem
Tude Martins de Sousa (1874-1950)

Nasceu em 27 de Janeiro de 1874, na bonita vila de Amieira, freguesia do concelho de Nisa, junto ao Tejo, onde seus pais trabalhavam. Sendo de família pobre, mas dando-se a feliz circunstância de sua mãe trabalhar em casa de D. Maria Amália da Silveira Maggessi, foi esta senhora que o protegeu e o mandou estudar para Castelo de Vide.

omeprazol 80 mg omeprazol na gravidez omeprazol english
lidocain lutschtabletten lidocain 5 salbe lidocain lutschtabletten

[+ info]
Imagem
António José Pereira Flores (1883-1957)

Ligado a Castelo de Vide desde 1905, pelo casamento com Cecília Baptista Mimoso, vinha a esta vila sempre que a sua vida profissional e académica o permitia, ficando na sua quinta da Senhora da Luz ou na da Atalaia, também da família, onde muito apreciava o relacionamento com a gente da vila e onde encontrava o descanso da sua intensa actividade.


[+ info]
Imagem
José Frederico Gonsalves Laranjo (1897-1974)

José Frederico Gonsalves Laranjo nasceu em Coimbra, na Freguesia da Sé Nova, a 26 de Outubro de 1897. Era filho do juiz de direito, Dr. António Xavier Abelho Laranjo e de Berta Gonsalves Laranjo. Licenciou-se em Filosofia e Filologia Germânica pela Universidade de Coimbra e foi Professor Catedrático da Faculdade de Letras de Lisboa.

nix uotan foliehalsbrand.site nix expression language

[+ info]
Imagem
João de Alegria Massena Barata (1918-1984)

O pintor João Barata, João de Alegria Massena Barata, de seu nome completo, era natural de Castelo de Vide, onde nasceu na Rua da Fonte, freguesia de Santa Maria da Devesa, a 24 de Junho de 1918.


[+ info]
Imagem
Gonçalo Lourenço de Gomide (c. 1350-1426?)

Gonçalo Lourenço de Gomide era natural de Castelo de Vide, e bisavô do célebre Afonso de Albuquerque. 1º Senhor de Vila Verde dos Francos (senhorio criado por D. João I), era filho de Nuno Martins de Gomide, de Portalegre, contemporâneo de D. Pedro I, e de Bartoleza Lourenço Gorjão.


[+ info]
Imagem
Fernando José Salgueiro Maia (1944-1992)

Fernando José Salgueiro Maia, capitão na revolução de 25 de Abril de 1974, nasceu em Castelo de Vide, na rua de Santo Amaro, em 1 de Julho de 1944, filho de Francisco Maia, ferroviário, e de Francisca Silvéria Salgueiro.


[+ info]
Imagem




Nº de registos : 37 ( 1 até 20 )
1 | 2