Início | Personalidades
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Personalidades
Pesquisa geral
Personalidade
 

José Frederico Gonsalves Laranjo (1897-1974)

José Frederico Gonsalves Laranjo nasceu em Coimbra, na Freguesia da Sé Nova, a 26 de Outubro de 1897. Era filho do juiz de direito, Dr. António Xavier Abelho Laranjo e de Berta Gonsalves Laranjo.

Inteiramente dedicado ao estudo, alcança com alta distinção vários graus universitários. Licenciou-se em Filosofia e Filologia Germânica pela Universidade de Coimbra, onde mais tarde se doutorou, alcançando a classificação com nota de distinto.

Possuía a licenciatura em Ciências Filosóficas pela Faculdade de Letras de Lisboa e em Filologia Germânica pela mesma Faculdade, bem como o Curso Superior de Árabe, regido pelo Prof. David Lopes.

Doutorou-se em Letras, como ficou dito, pela Universidade de Coimbra, em dedicação a seu avô, Dr. José Frederico Laranjo, lente daquela Universidade, cujo saber ilustrou a cátedra que ali regeu. O Prof. Dr. Gonsalves Laranjo notabilizou-se pela sua acção como professor e pela orientação e propósito de desenvolver o ensino da Filologia germânica em Portugal.

Foi assistente, professor auxiliar, professor extraordinário e efectivo e professor catedrático contratado da Secção de Filologia Germânica da Faculdade de Letras de Lisboa.

Com o seu incansável labor, aprofundou o estudo das cadeiras, que regia, já existentes e introduziu cinco cadeiras novas em Portugal, que funcionaram sob a forma de um curso gratuito durante sete anos.

Tomou parte nos trabalhos do Centro dos Estudos Filológicos e foi convidado pelo Ministro da Instrução, Dr. Cordeiro Ramos a ir reger a cadeira de Estudos Portugueses na Universidade de Joanesburgo, convite que declinou.

Publicou "A Técnica e o Valor da Reconstrução em Filologia Germânica Comparativa", "Os Cursos Livres na Secção de Filologia Germânica na Faculdade de Letras de Lisboa" e o livro de versos "Sonetos Imperfeitos".

Como bolseiro do Estado, esteve na Alemanha durante um ano e colaborou em revistas e jornais, como na Revista da Faculdade de Letras de Lisboa, Distrito de Portalegre, A Rabeca, O Castelovidense, Folha do Leste e Terra Alta.

Casou com Maria Cristina Franco Domingues Laranjo, de quem houve um filho, António Xavier Abelho Domingues Laranjo.

O distinto professor era irmão de Ana Maria Laranjo Leal Gonsalves, que foi casada com o Brigadeiro Arménio Leal Gonsalves. 

Já jubilado, faleceu em Lisboa, na Freguesia de Santos-O-Velho, no dia 21 de Janeiro de 1974, com 74 anos, ficando sepultado em jazigo de família, em Castelo de Vide.

Diogo Salema Cordeiro


Bibliografia :
- LARANJO, [José] Frederico [Gonsalves] - Sonetos Imperfeitos. Lisboa, 1960.


« voltar à página anterior
Imagem