Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
27/4/1354

É desta data o compromisso entre as vilas de Portalegre e Castelo de Vide, para que os moradores de ambas possam usar das pastagens e águas dos seus termos.


27/4/1803

O Juiz de Fora de Castelo de Vide apresenta à Câmara as instruções sobre o cultivo da batata, desconhecido na vila. Tomam o encargo da experiência: Joaquim Vicente Mouzinho Topete, Manuel de Barros Castelo Branco e Manuel Dionísio Carrilho de Sequeira.


[+ info]
27/4/1828

O povo de Castelo de Vide levantou-se a favor do Infante D. Miguel, como herdeiro de seu augusto pai, D. João VI, visto o primogénito D. Pedro ser Imperador do Brasil. Era o povo a invocar a legitimidade dinástica.


27/4/1884

Morre em Lisboa Frederico Tavares Bonacho, natural de Castelo de Vide, donde havia muito andava afastado, legando à Misericórdia desta vila duas inscrições no valor nominal de um conto de reis cada.


[+ info]
27/4/1949

Faleceu em Lisboa, na Rua D. Francisco Manuel de Melo, o Eng.º silvicultor Alexandre Óscar Durão de Carvalho Cordeiro, com 49 anos, casado com Maria Luísa Rolo Salema de Carvalho Cordeiro. Era filho do Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro e de Orminda Augusta de Almeida Durão de Carvalho Cordeiro.


[+ info]