Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
24/11/1503

O Rei D. Manuel dá a alcaidaria-mor de Marvão ao fidalgo da sua casa Álvaro Gonçalves de Moura e confirma-lhe, então, a doação das aldeias da Póvoa e das Meadas feita a seu pai, Pedro de Moura, por D. João II em 1 de Junho de 1482 que a fizera “de jure”.


[+ info]
24/11/1518

Realizou se na vila do Crato o casamento do Rei D. Manuel I com D. Leonor de Áustria, de 20 anos de idade, filha de Filipe o Belo e de Joana a Louca, irmã do poderoso Imperador Carlos V, de Espanha e de Áustria.


[+ info]
24/11/1637

Foi neste dia que se celebrou o matrimónio dos que viriam a ser os pais do mártir São João de Brito, que foi morto pelos indígenas na cidade de Oriur, Missäo de Madura, no reino de Marava, na Índia.


[+ info]
24/11/1801

Castelo de Vide é retomado aos espanhóis pelas tropas portuguesas. A ocupação da praça durava desde 2 de Junho desse mesmo ano.


[+ info]