Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
14/8/1385

Cobre-se de glória o castelovidense, Gonçalo Eanes de Abreu, em Aljubarrota, cumprindo o voto que fizera de desferir o primeiro golpe nos castelhanos. É uma das mais gentis figuras da "Ala dos Namorados" e símbolo da intrepidez cavalheiresca.


[+ info]
14/8/1971

Fazendo parte do programa das Festas de Santa Maria de Agosto, efectuaram-se os I Jogos Florais de Castelo de Vide, promovidos pela Câmara Municipal, Paróquia e Comissão Municipal de Turismo.


[+ info]
14/8/1971

Poesia e música em Castelo de Vide, no Pátio do Castelo. Cantores Helena Cláudia e Álvaro Malta, declamador Manuel Lereno, violinista Vasco Barbosa, e pianistas Nella Maissa, Grazi Barbosa e Regina Cascaes. Comentários de Maria Helena de Freitas.


[+ info]