Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
22/7/1713

Discussão sobre os “bens de S. Domingos", da Albergaria, entre Francisco de Barros Castelo Branco, filho de Luís de Barros, que já os possuira, e Manuel Carrilho de Sequeira. Venceu o primeiro, depois da prisão dos vereadores e do caso subir à Relação.


[+ info]
22/7/1752

Por provisão desta data, é autorizado o Capitão-Mor João Carvalho Caldeira a dar de foro ao Dr. António José Abelho uma casa na Vila.


[+ info]
22/7/1812

O exército anglo-luso do comando de Wellington bate os franceses na batalha de Arapiles, próximo de Salamanca que havia tomado no mês anterior. Comandava os franceses o Marechal Marmont. O combate foi dos mais mortíferos da guerra da Península. Duma das brigadas portuguesas de Infantaria fazia parte o 8 de Castelo de Vide.


[+ info]
22/7/1850

É nomeado, por alvará desta data, para substituir o Padre Manuel Fernandes Roxo, impossibilitado moral e fisicamente, no cargo de vogal da Comissão Administrativa da Confraria do Santíssimo Sacramento da Matriz da vila de Castelo de Vide, Manuel Maria dos Santos Cordeiro, que tomou posse a 25.


[+ info]