Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

27/4/1949

Faleceu em Lisboa, na Rua D. Francisco Manuel de Melo, o Eng.º silvicultor Alexandre Óscar Durão de Carvalho Cordeiro, com 49 anos, casado com Maria Luísa Rolo Salema de Carvalho Cordeiro. Era filho do Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro e de Orminda Augusta de Almeida Durão de Carvalho Cordeiro.


Faleceu, nesta data, quarta-feira, pelas 7 horas, em casa de sua mãe, em Lisboa, na Rua D. Francisco Manuel de Melo, o Eng.º silvicultor Alexandre Óscar Durão de Carvalho Cordeiro, de 49 anos. Filho do Dr. João Luís de Carvalho Cordeiro e de Orminda Augusta de Almeida Durão de Carvalho Cordeiro, casou em 18 de Agosto de 1926 com Maria Luísa Rolo Salema de Carvalho Cordeiro, havendo oito filhos. Embora nascido em Portalegre, na Rua do Mártir (15 de Novembro de 1899), onde seus pais viveram algum tempo, era sem dúvida Castelo de Vide que considerava ser a sua terra.

Depois dos primeiros estudos em Castelo de Vide, fez em Coimbra os preparatórios, frequentando posteriormente em Lisboa o Instituto Superior de Agronomia, onde em 1936 viria  a obter a formatura em Silvicultura.

Dedicando a sua vida à administração da sua casa e especialmente à vida e instituições de Castelo de Vide, aqui presidiu alguns anos aos destinos do Município, e ocupando diversos outros cargos administrativos e políticos. Reimplementou e dirigiu o Sindicato Agrícola - que depois passou a Grémio da Lavoura -, com outros sócios fundou em 1936 a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Castelo de Vide, e em Agosto de 1932 iniciou, sob a sua direcção, a publicação do semanário "O Castelovidense", 2ª Série.

O funeral saiu de Lisboa   em direcção a Castelo de Vide onde o seu corpo ficou em câmara ardente em casa da família na Rua de Olivença. No dia seguinte realizou-se missa de corpo presente, indo a sepultar no cemitério desta vila.


« voltar à página anterior