Início | Património Imóvel
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Património Imóvel
Pesquisa geral
Categoria
Tipologia
Designação
Localização
  [limpar dados]

Menir da Meada

Categoria: Arqueologia
Tipologia: Menir
Localização: Tapada do Cilindro; Meada; Curral da Argola; Represa / Freguesia: Santa Maria da Devesa - secção J; prédio 17; parcela 3 / Coordenadas UTM - 29SPD33777317
Freguesia: Santa Maria da Devesa
Protecção Legal: Em Vias de Classificação (Homologado - MN Monumento Nacional) (Despacho de 18 de Março de 1997)
Nota Histórica: Trata-se de um monólito granítico, cuja configuração é cilindriforme-fálica, com 7m. de altura e um diâmetro máximo de 1,25m. Em 1993 foi sujeito a uma intervenção de restauro e consolidação, que permitiu a união das duas partes fragmentadas. Das diversas interpretações para a prática de se erguerem pedras isoladas na paisagem pré-histórica assume particular aceitação a explicação para os menires serem os actuais testemunhos materiais de ancestrais cultos à fertilidade da terra. Esta ideia sustenta-se no facto de, no período correspondente à cultura megalítica, as primitivas comunidades caçadoras e recolectoras Terem evoluído para novas sociedades agro-pastoris, onde, consequentemente, a terra passou a deter uma importância vital e preponderante para a subsistência e economia dos povos.

Descrição:
Monólito de granito porfiróide de grão grosseiro. Possuí configuração cilindriforme e está erecto fincado no solo. A extremidade apresenta-se afilada - nesta zona é facilmente perceptível uma glande, em relevo, algo desgastada pela erosão, que envolve diagonalmente todo o monólito, evidenciando, assim, uma representação fálica. Antes de serem efectuados os trabalhos com vista a restituir-lhe o seu aspecto original, o menir apresentava-se partido em duas porções, em que a base, in situ, emergia do solo 1,34m e encontrava ligeiramente inclinada para poente. A outra porção, a de maiores dimensões encontrava-se tombada, igualmente para poente. A zona de fractura nessas duas porções encontrava-se significativamente alterado, daí resultando uma maior dificuldade para a união das superfícies.

João Magusto (texto Secção de Arqueologia da Câmara Municipal de Castelo de Vide)
Fotografias: Augusto Rainho

Bibliografia:
- OLIVEIRA, Jorge de - A recuperação do menir da Meada e o seu enquadramento histórico e geográfico na bacia do Rio Sever. In IBN MARUÁN Revista Cultural do Concelho de Marvão. N.º 5, : Câmara Municipal de Marvão, 1995, pp. 59-88.

- OLIVEIRA, Jorge de - A recuperação do menir da Meada e o seu enquadramento histórico e geográfico na bacia do Rio Sever. Marvão : Câmara Municipal de Marvão / Edições Colibri, separata da Ibn Maruán, n.º 5, 1995.


« voltar à página anterior
Imagem