Início | Património Imóvel
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Património Imóvel
Pesquisa geral
Categoria
Tipologia
Designação
Localização
  [limpar dados]

Igreja de Santo Amaro / Igreja da Misericórdia

Categoria: Arquitectura religiosa
Tipologia: Igreja
Localização: Rua de Santo Amaro
Freguesia: Santa Maria da Devesa
Protecção Legal: Em Vias de Classificação (com Despacho de Abertura)
Nota Histórica: No ano de 1494 o Bispo da Guarda (a diocese de Portalegre só mais tarde será criada) concedeu aos moradores de Castelo de Vide permissão para erguer a Ermida de Santo Amaro, em terrenos já fora das muralhas da vila. Posteriormente, a Ermida tornou-se propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (uma das primeiras Misericórdias a ser fundada) e, em 1534, a Câmara cedeu os terrenos públicos anexos para a construção de um hospital (REPENICADO, 1966).

A igreja actual, cuja fachada se encontra inscrita na malha urbana, apresenta portal principal de arco abatido, ladeado por pilastras com capitel e entablamento de moldura simples, e é fruto da campanha de obras de 1777, conforme refere a inscrição contida no referido portal. O alçado principal (Oeste) acompanha a rua, e para além do portal podem observar-se seis janelas rectangulares em granito, que se abrem para a galeria do trifório, para o cruzeiro e para a capela-mor, respectivamente. Uma distribuição de volumes que deixa antever a articulação interior dos diferentes espaços - planta rectangular, com nave única de quatro tramos, trifório, cruzeiro e capela-mor.

As cinco pilastras de capitel duplo definem os arcos de volta perfeita que preenchem as paredes da nave, apresentando no registo superior as correspondentes janelas do trifório. O cruzeiro, cujo volume se destaca no conjunto exterior, exibe cúpula octogonal com nervuras assentes sobre trompas. Por fim, a capela-mor, mais estreita que o cruzeiro, é coberta por abóbada de arestas, e apresenta retábulo barroco de alvenaria a imitar talha.

Rosário Carvalho (texto IGESPAR, I.P.)

Outras descrições:
IHRU - Sistema de Informação para o Património Arquitectónico - IPA n.º PT041205020016  

Ver história da Misericórdia em Instituições

Cronologia:
1499 - Construção da Ermida de Santo Amaro
1534 - Câmara concedeu terrenos anexos para a construção do hospital
1777 - Data da porta principal da igreja

Época:
1499 - Construção da Ermida de Santo Amaro
1777 - Campanha de obras setecentista, confirmada pela data na porta principal da igreja  

Bibliografia:
- REPENICADO, António Vicente Raposo - Breve roteiro da notável vila de Castelo de Vide. Castelo de Vide : separata do Jornal Terra Alta do n.º 483 ao n.º 489, 1966.


« voltar à página anterior
ImagemImagem