Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

24/6/1911

O Asilo do Espírito Santo, em Castelo de Vide, que em breve passaria a denominar-se Asilo Almeidas Sarzedas, inaugura nesta data o edifício expressamente construído para o seu Albergue de Inválidos do Trabalho.


A festa deste dia começou com a alvorada em que participaram a Fanfarra dos Cegos as Filarmónicas Frederico Laranjo e União Artística que, depois de tocarem frente ao novo Albergue percorreram as principais ruas da vila. Ao meio dia organizou-se um cortejo que partindo do largo junto aos Asilos se dirigiu à Rua de Sto. Amaro onde provisoriamente estava instalado o Albergue dos Inválidos. Aqui, integraram-se no cortejo os beneficiários do novo estabelecimento e as educandas do Asilo Espírito Santo. Abria o cortejo o Asilo do Espírito Santo seguindo-se o Asilo de Nª Sra. da Esperança e sua Fanfarra; escolas; alfaiates, alvanéos, barbeiros, carpinteiros, ferradores, ferreiros, oleiros, padeiros, sapateiros, latoeiros, agricultura, as Filarmónicas "Frederico Laranjo" e "União Artística", comércio, Sociedades Recreativas, Misericórdia, Junta das 3 Paróquias da vila, Câmara Municipal, autoridades e outros convidados, e a  força da Guarda Fiscal. Chegado o cortejo ao Albergue, depois de percorrer a Rua de Stº Amaro, Carreira de Cima, Parque João José da Luz, presidiu à sessão inaugural o Dr. João Magrassó, Juiz da Comarca, secretariado pelo dr. João Luís de Carvalho Cordeiro, Presidente da Direcção do Asilo dos Cegos e João António Gordo, Presidente da Comissão Administrativa do Concelho. A sessão realizou-se na escadaria e jardim do edifício dada a impossibilidade de se fazer na Salão devido ao grande número de pessoas presentes, usando da palavra além do Presidente e Secretários da Mesa, o Dr. Paulo Menano, Delegado do Procurador da República na Comarca.

Às 3 horas da tarde foi servido um jantar aos internados, em que tocou a "Orquestra Democrática" dirigida pelo Comandante da Guarda-fiscal, Augusto António da Gama Lobo. Queimados durante toda a manhã e tarde muitos foguetes, iniciou-se às 5 horas da tarde, no Parque João José da Luz, o arraial em que tocaram a Fanfarra dos Cegos e as duas Filarmónicas.

À noite houve fogo-de-artifício estando o local do arraial largamente decorado com balões, bandeiras, etc., terminando a festa por volta das onze horas.


« voltar à página anterior