Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

1/6/1945

Inaugura-se a Bandeira do Município de Castelo de Vide, concebida por uma comissão constituída pelo Dr. P. M. Laranjo Coelho, Dr. Adolfo J. Lahmeyer Bugalho e António V. Raposo Repenicado, nomeada pela Câmara em 21 de Abril de 1944.


Eram 16 horas, quando, acompanhado pelo secretário-geral, Dr. Ernesto Subtil, chegava aos Paços do Concelho de Castelo de Vide o Governador Civil de Portalegre, Dr. Afonso Salaviza. Recebido pela Vereação, entidades oficiais do Concelho e grande número de pessoas da população, ouviu-se o Hino da Maria da Fonte tocado pela Banda Municipal, fazendo Guarda de honra os Bombeiros Voluntários, sob o comando de João Madeira Quintans.

Inaugurava-se neste dia, embora em cerimónia simples, a Bandeira da Câmara Municipal de Castelo de Vide, concebida após criterioso estudo levado a cabo por uma comissão constituída pelo Dr. Possidónio Mateus Laranjo Coelho, Dr. Adolfo João Lahmeyer Bugalho e António Vicente Raposo Repenicado, nomeada por deliberação camarária de 21 de Abril de 1944.

Na sala do Tribunal Judicial (que na época funcionava no edifício da Câmara) realizou-se uma sessão de cumprimentos, presidida pelo Governador do Distrito, com a presença de toda a Vereação, dos magistrados da Comarca, Vigário de Castelo de Vide, Delegado de saúde, Delegado Escolar, Comandante da Guarda Fiscal e demais entidades. Falou o Presidente da Câmara, realçando a importância do acto que iria ter lugar e enaltecendo o trabalho da Comissão que elaborara o estudo da Bandeira, a cuja inauguração se ia proceder. O Dr. Adolfo Bugalho leu em seguida uma carta do Dr. Possidónio Mateus Laranjo Coelho, falando depois o Juiz da Comarca, Dr. Vasco Peres. Encerrou a sessão o Governador Civil.

Foi então que na varanda dos Paços do Concelho, frente à escadaria e ao amplo largo, vulgarmente conhecido pelo "Lajeado", repleto de povo, subiu a Bandeira Municipal, ao som do Hino de Castelo de Vide, da autoria do Regente da Banda Municipal, João Salvador (1944), que pela primeira vez era ouvido. Soaram nesse momento os sinos da torre camarária, os clarins dos Bombeiros Voluntários, muitos foguetes e morteiros, enquanto a bandeira Municipal tomava lugar ao lado da Bandeira Nacional.

A Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses propusera, com base no parecer de que fora relator o Dr. Possidónio Mateus Laranjo Coelho, que o Selo, o Brasão de Armas e a Bandeira fossem constituídos como segue:

Brasão de Armas: de vermelho com um castelo de ouro acompanhado de dois ramos de vide, de verde, folheados do mesmo e frutados de púrpura, postos em pala. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com as palavras "Notável Vila de Castelo de Vide", a negro.

O Selo: redondo com as mesmas peças, e à roda a legenda "Câmara Municipal da Notável Vila de Castelo de Vide".

Bandeira: Amarela, de um metro quadrado, com o brasão no centro. Cordões e borlas de ouro e vermelho.


« voltar à página anterior