Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

20/5/1947

Dia festivo em Castelo de Vide com a passagem nesta vila da Imagem da Virgem de Fátima, a caminho de Itália. Esta imagem, coroada a 13 de Maio último na Cova da Iria, foi oferecida ao Papa Pio XII.


Festivo dia que foi o da passagem em Castelo de Vide, vinda de Portalegre, da Imagem da Virgem de Fátima, a caminho de Itália. Esta imagem, que fora coroada a 13 de Maio último na Cova da Iria, foi oferecida ao Papa Pio XII, e seguia processionalmente até Roma.

O dia amanhecera soalheiro naquela terça-feira, e os preparativos que se tinham começado já na véspera, continuaram empenhadamente, para receber e acompanhar solenemente à fronteira a Imagem, confiando-a às autoridades espanholas.

Pouco antes das 13 horas já muita gente e automóveis se encontravam no apartar dos termos, o Vigário de Castelo de Vide, Padre Manuel da Ascensão Dias, o Pároco de Póvoa e Meadas, Padre Frederico Martins dos Reis, a Câmara Municipal com o seu estandarte, e o pronto-socorro dos Bombeiros desta vila, com os seus fardamentos de gala.

Com uma comitiva de mais de cem automóveis chega ao local a camioneta com a imagem de Nossa Senhora. Houve então lugar para uma breve apresentação de cumprimentos às personalidades que vinham na comitiva, entre as quais o Cónego Dr. Francisco Malato, que representava o Prelado desta Diocese, o Secretário Geral do Governo Civil, Dr. Ernesto Subtil, que representava o Governador Civil de Portalegre e um representante do Município de Portalegre, seguindo imediatamente o cortejo até Castelo de Vide.

A vila encontrava-se profusamente ornamentada, tendo à entrada, no sítio do Aterro, e à saída, junto ao Hotel das Águas, dois arcos onde se podia ler: "Senhora de Fátima, os castelovidenses te saúdam" e "Levai, Senhora, a paz ao mundo". As ruas do percurso estavam atapetadas de verduras e flores e engalanadas as casas, vendo-se colchas de variadas cores nas janelas.

Todas as forças vivas do Concelho estavam presentes à entrada da vila. E o som dos sinos, dos foguetes e morteiros misturava-se com a música executada pelas bandas e com os aplausos e preces.

Na escadaria principal da Igreja de Santa Maria, em frente da qual estacionou a viatura com imagem de Nossa Senhora, rodeada por imensa gente, foi proferida uma breve mas eloquente alocução pelo Reverendo Vigário, Padre Manuel Dias.

Chega entretanto neste momento, vindo de Fátima, o Senhor Bispo de Helenopolis, em representação do Senhor Bispo de Leiria.

A Associação de Nossa Senhora de Fátima desta paróquia e as crianças das escolas de Póvoa e Meadas oferecem então a Nossa Senhora ramos de rosas, e o Lagar Social, pela mão da menina Maria Emília Azevedo, uma pequena e artística bilha de azeite.

O programa não permitia demoras e o cortejo, já com o Bispo de Helenopolis nele integrado, pôs-se em marcha para demandar o concelho de Marvão e a Fronteira.

Mas uma súbita alteração dos planos da viagem obrigou os dirigentes a uma paragem de uma hora, permanecendo a Imagem de Nossa Senhora e as principais viaturas nas proximidades do Jardim Garcia de Orta e do Hotel das Águas. Fixara-se a partida para as 16 horas.

Alguns dirigentes e acompanhantes aproveitam para almoçar no Hotel das Águas, enquanto o Senhor Bispo de Helenópole, encantado com a vila e os seus arredores, percorre a nova estrada da Senhora da Penha, que o deixa deslumbrado. Visita ainda o Asilo dos Cegos, e, de uma das suas janelas louva o povo de Castelo de Vide pela manifestação que está prestando à Virgem Maria.

Retomada a caminhada, o cortejo é aguardado no limite do concelho de Marvão pela Câmara Municipal daquele concelho.

A jornada prossegue, e os últimos três quilómetros do percurso em Portugal são feitos processionalmente e a pé, com a Imagem retirada da redoma, sob sol ardente.

Do lado de Espanha, via-se um arco com a frase "España a tus piés" e aguardava a Imagem, além de outras autoridades e de muita gente, o Senhor Bispo Titular de Cória, Dr. D. Francisco Cavero, o Governador de Cáceres, D. António Rueda, o Alcaide de Valência de Alcântara, ouvindo-se então os hinos espanhol e português.

Antes de entrar em Espanha, a Imagem da Senhora de Fátima permaneceu uns momentos voltada para o território português, momentos esses de enorme emoção para todos quantos ali os viveram.


« voltar à página anterior