Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

26/7/1905

Nasce no Porto o poeta Dr. Francisco José Lahmeyer Bugalho. Publicou «Margens» - poesia 1931, «Canções de Entre o Céu e a Terra» - poesia - 1940 e «Paisagem» - poesia - 1947. Obras póstumas «Poesia» - 1960 e “Poesia”, 2ª Edição, 1998.


Nasce no Porto, freguesia do Bonfim o Dr. Francisco José Lahmeyer Bugalho. Era o primeiro filho de Francisco José Bugalho e Sofia Sarmento Lahmeyer Bugalho. Seu pai era natural de Castelo de Vide. Teve dois irmãos: o Dr. Adolfo João Lahmeyer Bugalho e Isabel Maria Lahmeyer Bugalho.

Não sendo natural de Castelo de Vide aqui esteve sempre ligado e onde veio a radicar-se, não só pela sua actividade profissional como pelo casamento com Guilhermina Mimoso Flores, que igualmente não era de Castelo de Vide mas de onde eram alguns dos seus ascendentes do lado materno. Elemento destacado da vida social de Castelo de Vide veio a distinguir-se no campo das letras, como poeta e como participante no grupo literário "A Presença", em Coimbra. Publicou «Margens» - poesia 1931, «Canções de Entre o Céu e a Terra» - 1940 e «Paisagem» - 1947. Obra póstuma «Poesia» - 1960.


« voltar à página anterior