Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

29/11/1936

Antecipada para este domingo, realizou se no Teatro Mousinho da Silveira, desta vila, pelas 17.30 horas, uma sessão comemorativa da independência de Portugal em 1 de Dezembro de 1640.


Foi uma manifestação de exaltação patriótica, além de caracterizadamente anti comunista, influenciada pela guerra civil em Espanha, que eclodira nesse ano. Assistiram todas as entidades oficiais, representando-se a Santa Casa da Misericórdia, Associação dos Bombeiros Voluntários, Casa do Povo, Asilo de Nossa Senhora da Esperança, Asilo Almeida Sarzedas, Sindicato Agrícola, Bandas União Artística e Dr. Frederico Laranjo, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, Juntas de Freguesia de Castelo de Vide e de Póvoa e Meadas, Comissão de Iniciativa e Turismo, Delegação da Federação Nacional dos Produtores de Trigo, Comissão Concelhia da União Nacional, sociedades recreativas, escolas, etc.

Presidiu Manuel Rolo da Gama Lobo Salema, secretariado pelo Dr. José Godinho Neves, substituto do Juiz de Direito da Comarca, e Manuel Godinho de Moura Ramos, substituto do Delegado do Procurador da República. Faziam ainda parte da mesa: Alferes António Joaquim Esperto, Administrador do Concelho, Tenente Gaio, Comandante da Secção da Guarda-fiscal nesta vila, Eng. Alexandre Durão Cordeiro, Presidente da Comissão Concelhia da União Nacional, Eduardo de Alegria Ramos Gazalho, Presidente da Direcção da Banda União Artística, Filipe de Carvalho Branquinho, Presidente da Direcção da Banda Dr. Frederico Laranjo e Dr. João António Transmontano.

Foram oradores o Prof. Francisco Velez Tavares, Vice-presidente da Câmara Municipal, Eng. Alexandre Durão de Carvalho Cordeiro, Presidente da Comissão Concelhia da União Nacional, Manuel Rolo da Gama Lobo Salema, Presidente da Câmara Municipal.

A sessão encerrou se com entusiásticos vivas a Portugal, a Carmona e Salazar, e ao Estado Novo.


« voltar à página anterior