2/11/1935Morre o Capitão de Mar e Guerra Henrique Monteiro Correia da Silva, filho de Conde de Paço d'Arcos. Era sobrinho de Maria Bebiana Belford Le Cocq, viúva do viticastrense Conselheiro Alfredo Carlos Le Cocq, e genro de Joaquim Gomes de Sousa Belford.
Na sua casa de Lisboa, morre, vítima de prolongada doença, o distinto marinheiro, Capitão de Mar e Guerra Henrique Monteiro Correia da Silva, filho do digno Par do Reino, Conde de Paço d'Arcos, também notável oficial da Marinha Nacional e Governador de Macau. E foi precisamente em Macau que, a 8 de Dezembro de 1878, o Comandante Henrique Correia da Silva nascera, e onde exerceu proficientemente durante cerca de três anos, as funções de Governador, demonstrando grande talento diplomático no relacionamento com o governo chinês.
O Comandante Correia da Silva, que também foi Ministro das Colónias, era pai do Prof. Dr. Carlos Eugénio Correia da Silva, tão amigo de Castelo de Vide, e do Dr. Pedro Correia da Silva, Manuel Correia da Silva, Henrique Paço d'Arcos e Joaquim Paço d'Arcos.
O Comandante Correia da Silva era sobrinho de Maria Bebiana Belford Le Cocq, viúva do viticastrense Conselheiro Alfredo Carlos Le Cocq e genro de Joaquim Gomes de Sousa Belford, que foi Director Geral do Ministério da Agricultura.
Foi brilhante a sua carreira, sendo condecorado com o grau de Cavaleiro da Torre-e-Espada, com a Cruz de Guerra de 1ª classe, medalhas de Campanha no Mar e da Vitória, e ainda pelo governo inglês com a D.S.O. (Distinguished Service Order).
Publicou "A Questão do Porto da Beira", "Memórias da Guerra no Mar", e artigos na Seara Nova e no Boletim da Agência Geral das Colónias.
« voltar à página anterior