26/4/1911Começou neste dia a funcionar em Castelo de Vide o novo relógio, de quartos dobrados e horas repetidas, instalado na torre dos Paços do Concelho, em substituição do velho, já em muito mau estado, e provavelmente com mais de 150 anos.
O novo relógio, de quartos dobrados e horas repetidas, de fabrico francês, foi fornecido e instalado pela Relojoaria Soveral, da Rua de São Nicolau, em Lisboa, cujo proprietário Aníbal Augusto Arede Soveral esteve para o efeito em Castelo de Vide.
Tratou-se de uma iniciativa da Comissão Administrativa da Câmara Municipal, composta por José António do Nascimento, Eduardo Marçal Pimentel Fragoso, Manuel Marques da Fonte, João António Gordo e Francisco Borges Tristão.
Não obstante os muitos anos que já tem de existência e os graves danos sofridos em 1963, com o acidente ocorrido por ocasião da visita do Presidente da República a Castelo de Vide, é ainda este relógio que continua a mostrar as horas no alto daquela torre e a batê-las nos sinos municipais, soando em toda a vila os seus "quartos dobrados e horas repetidas".
« voltar à página anterior