Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
28/11/1796

António Tavares Maggessi, desta vila, filho de Tomas Maggessi e de Ana Josefa Tavares da Gama, casou com Maria José da Costa Zagalo da Fonseca, de Estremoz, filha do Dr. Constantino da Silva Zagalo e de Maria Eufrázia do Tojal da Costa Fonseca.


[+ info]
28/11/1913

O então Ministro do Fomento, António Maria da Silva, aprova o programa e caderno de encargos da conclusão do caminho-de-ferro de Estremoz a Castelo de Vide, passando por Portalegre. De nada serviu porque apesar disso, e de muito falado, nunca deu até esta vila...


28/11/1948

É inaugurado o "Albergue de João José Le Cocq", instituído por disposição testamentária do Conselheiro Alfredo Carlos Le Cocq. O novo estabelecimento assistencial, destinado a inválidas do trabalho agrícola, ficou instalado na casa do próprio instituidor no largo que tem também o nome de seu Pai, Largo João José Le Cocq, nesta vila.


[+ info]