Revestimento cerâmico da Igreja de Nossa Senhora da AlegriaCategoria: AzulejoImóvel: Igreja de Nossa Senhora da Alegria Nota Histórica: Os azulejos de padrão da Igreja de Nossa Senhora da Alegria encontram-se aplicados no interior e também no exterior do edifício, numa manifestação rara da presença de elementos cerâmicos de padronagem sobre o portal principal e a envolver e a revestir o nicho com a imagem da padroeira do templo, ela própria em cerâmica com a legenda pintada no azulejo que lhe serve de plinto: N.S.DA / ALEGª / RIA.
O interior, integralmente revestido por azulejo de padrão do século XVII, constitui, com a a Igreja de São Tiago e da Senhora da Penha, um significativo testemunho do gosto por este género de aplicação cerâmica, com padrões muito semelhantes entre si, na vila de Castelo de Vide.
A descrição do revestimento e a catalogação dos azulejos de padrão estão disponíveis no
Az Infinitum - Sistema de Referência e Indexação de Azulejo, um projecto desenvolvido pela Rede Temática em Estudos de Azulejaria e Cerâmica João Miguel dos Santos Simões - IHA/FLUL em colaboração com o Museu Nacional do Azulejo.
Az Infinitum
Revestimento da fachada
Revestimento da nave e capela-mor
Rosário Salema de CarvalhoReferências Bibliográficas: -
CARVALHO, Rosário Salema de, et al - 17th Century Patterned Azulejos from Portugal. In Glazed Expressions - The Magazine of TACS . N.º 70 : Tiles & Architectural Ceramics Society, 2012, pp. 16-18. -
SIMÕES, João Miguel dos Santos - Azulejaria em Portugal no século XVII. 2ª ed.Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 1971.« voltar à página anterior