Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

Discutiu a Câmara de Castelo de Vide, por proposta do Procurador do Concelho, a necessidade de adquirir casas para os seus serviços. Resolveu comprar, e não construir.
[+ info]
Por testamento desta data, lega a nobre Senhora D. Mariana Eugénia de Mendonça Furtado, mulher do Desembargador Lourenço Bernardes, toda a sua fortuna para a edificação e manutenção dum convento para freiras no castelo junto à Ermida da Sª da Alegria, onde jaz em campa rasa.
[+ info]
Diversos elementos de Castelo de Vide dão um assalto a Marvão, por causa das lutas civis que traziam o País dividido, uns batendo-se pela causa da legitimidade dinástica de D. Miguel e pela manutenção do antigo regime, outros defensores das ideias liberais, por que se batia D. Pedro, que abdicara a coroa de Portugal em sua filha D. Maria da Glória, e a do Brasil em seu filho D. Pedro II.
Foi nomeado lente proprietário da Secção de Cirurgia da Escola Médico Cirúrgica de Lisboa o Dr. José António Serrano.


