Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
21/12/1800

É distinguido com o Grau de Cavaleiro Professo da Ordem de São Bento de Avis o viticastrense António Tavares Maggessi, então Capitão do Regimento de Infantaria de Castelo de Vide.


[+ info]
21/12/1869

Por acórdão do Supremo Tribunal de Justiça é anulada a decisão da Relação de Lisboa (27 de Junho de 1868) que confirmava a sentença favorável ao Asilo de Nª Sª da Esperança, de Castelo de Vide, no pleito com os  herdeiros do benemérito instituidor de Sequeira Sameiro, fundamentado na chamada lei das desamortizações publicada depois da instituição do asilo e aprovação dos seus estatutos.


[+ info]
21/12/1904

Inaugura se na Sala das Sessões dos Paços do Concelho de Castelo de Vide o retrato do ilustre médico Dr. José António Serrano, um dos mais distintos filhos desta vila.


21/12/1911

É desta data o alvará do Governo Civil do Distrito de Portalegre, que aprova, com duas alterações, os novos Estatutos do Asilo do Espírito Santo de Castelo de Vide, que passa a denominar-se "Asilo Almeida Sarzedas".


[+ info]