Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

O desembargador Miguel Pereira de Barros certifica o bom procedimento, inteligência a e aceitação das partes, na prática que José Xavier Mousinho da Silveira ia fazendo na leitura do Desembargo do Paço, onde fora admitido havia algum tempo.
No decurso da Visita Pastoral, que desde a véspera vinha dedicando a Castelo de Vide, D. Gaudêncio José Pereira, Bispo de Portalegre, visitou o Asilo de Nossa Senhora da Esperança, elogiando aquela tão grande manifestação de solidariedade cristã.
Neste dia as irmãs de caridade, que no dia 5 tinham sido expulsas do Hospital da Misericórdia, foram forçadas a sair do Asilo do Espírito Santo de Castelo de Vide, onde se haviam acolhido até futura resolução.
[+ info]


