Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
2/12/1529

Por carta régia desta data, dirigida aos moradores de Castelo de Vide, se permite vendessem os anojos (novilhos de um ano) uns aos outros para os levarem às feiras da Guarda e de Trancoso.


2/12/1802

São inquiridas testemunhas, principalmente pessoas de Castelo de Vide, que abonem José Xavier Mousinho da Silveira no processo para a sua admissão à leitura do Desembargo do Paço, como candidato à magistratura judicial. É aprovado.


[+ info]
2/12/1866

Toma posse do lugar de Lente Catedrático da Universidade de Coimbra o Dr. José Frederico Laranjo.


2/12/1933

Requisitados pela Câmara Municipal, começaram nesta data a fazer serviço em Castelo de Vide dois guardas da Polícia de Segurança Pública, João Jacinto Valentim e João Gil, ficando o respectivo posto policial instalado na Rua da Alfândega.


[+ info]