Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
29/12/1467

Perdem nesta data os lavradores de Manteigas o privilégio de virem apascentar os seus gados no concelho de Castelo de Vide quando os pastos lhe escasseavam. O alvará que o determina foi feito a pedido da Câmara de Castelo de Vide alegando ser pequeno o termo e muitos os gados que possuía.


[+ info]
29/12/1833

A praça de Marvão, em poder dos liberais, estava cercada por fortes tropas legitimistas. Os sitiados faziam várias sortidas, e neste dia realizam uma contra Castelo de Vide, onde conseguem entrar a fazer alguns prisioneiros.


[+ info]
29/12/1932

Realiza se a trasladação, do Cemitério Ocidental de Lisboa para o cemitério de Castelo de Vide, dos restos mortais do Dr. José Frederico Laranjo, distinto viticastrense, falecido na capital em 2 de Janeiro de 1910.