Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
13/1/1833

A Câmara de Castelo de Vide resolve anular o imposto de dois réis no vinho e nas carnes verdes, aplicado às obras da Igreja de Santa Maria da Devesa, alegando para tal, o Procurador do Povo, ter chegado a referida Igreja à sua quase conclusão, assim como os quartéis.


[+ info]
13/1/1877

Foi eleito sócio efectivo da Sociedade de Ciências Médicas o anatomista Dr. José António Serrano, filho ilustre de Castelo de Vide.


13/1/1898

É desligado do concelho de Castelo de Vide o concelho de Marvão que fora anexado àquele no ano de 1895.


13/1/1933

Resolve a Câmara de Castelo de Vide comprar o edifício onde funcionam as Escolas Centrais da Vila. Este edifício da Rua Sequeira Sameiro, antigo sítio da Conceição, é um dos mais vastos da vila e é conhecido vulgarmente pelas “Casas Amarelas”.


[+ info]
13/1/1957

Publica-se o último número de  “O Castelovidense" segunda série, n.º 1183.


[+ info]