Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
6/1/1809

Eleita a Mesa da Confraria do Santíssimo Sacramento, da Matriz da vila, assim constituída: reitor, Ricardo José Teixeira; escrivão, Capitão Francisco de Paula de Sequeira; e tesoureiro, Manuel António Correia.


[+ info]
6/1/1819

Toma posse em Vila Bela, do alto cargo de Capitão General e Governador da Província de Mato Grosso, Brasil, o ilustre viticastrense Francisco de Paula Maggessi.


[+ info]
6/1/1836

É eleita a nova Mesa da Confraria do Santíssimo Sacramento da Matriz da vila de Castelo de Vide, visto haver já alguns anos que se conservava a mesma mesa. Foram eleitos, para reitor, o Padre Cândido José de Matos e para escrivão, o Padre João Crisóstomo Madeira.


6/1/1903

Chega a Castelo de Vide uma força de Infantaria nº 22, do Comando do Tenente Cruz, composta de 26 praças, um 2º sargento, um 1º e um 2º cabos e de um oficial, por motivo de grave conflito havido com a polícia, por o povo se ter amotinado e assaltado na véspera a esquadra com desforço por maus tratos infligidos a um tal Martinho Domingos desta vila. Tudo se apaziguou.


6/1/1949

É feita a entrega da "Casa Paroquial" ao Revº Vigário de Castelo de Vide, então o Padre Albano da Costa Vaz Pinto, deixada em testamento pelo Padre Joaquim António Rolo, falecido em Portalegre, e que durante muitos anos fora Prior da freguesia de Santiago Maior desta vila.


[+ info]