Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
31/1/1693

São João de Brito, mártir da Igreja e glória de Portugal, em cuja ascendência há castelovidenses de boa linhagem, chega a Urgur, na Índia, depois de ter estado em Portugal, onde o Rei D. Pedro II que muito venerara as suas virtudes de missionário, tudo fez para o reter, desejando confiar-lhe a educação dos filhos, o príncipe D. João, que viria a reinar sob o nome de D. João V, e o infante D. Francisco.


[+ info]
31/1/1866

É proposta uma acção cominatória pelo Duque de Loulé contra os lavradores de Póvoa e Meadas que se recusavam a reconhecê-lo como senhor pleno das terras que estavam no costume lavrar.


[+ info]
31/1/1910

Realizaram se neste dia exéquias solenes por alma do ilustre castelovidense Dr. José Frederico Laranjo, mandadas celebrar pelo Município.