Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
12/1/1607

Concede o rei Filipe II, confirmando desta maneira os privilégios, o respeito e apreço em que eram tidos os moradores da vila, poderem os pastores usar azagaias, dardos, facas e cutelos para sua defesa.


[+ info]
12/1/1833

Por decreto firmado no Porto, é reconduzido ao seu lugar de Director Geral das Alfândegas do Reino, de que estava afastado desde 1828, José Xavier Mousinho da Silveira.


12/1/1871

Morre em Castelo de Vide na sua casa do Arco da Barreira, conhecida pela casa das "Domingas" ou das "Mousinhas", D. Isabel Mousinho da Silveira, a mais velha das duas irmãs sobreviventes do grande José Xavier Mousinho da Silveira o homem a quem a causa liberal mais ficou devendo.


[+ info]