Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
9/7/1435

É desta data um documento de transacção entre El-Rei D. Duarte e o Bispo da Guarda acerca das igrejas de Santa Maria da Devesa e de São Tiago Maior de Castelo de Vide.


9/7/1828

Por decreto do Governo de El-Rei D. Miguel é reconstituído o regimento de Infantaria nº 17, de Elvas, que sob as ordens do general António Tavares Maggessi se revoltara em Agosto de 1826 e se refugiara em Espanha com outras forças do Alentejo.


[+ info]
9/7/1833

Num relato antigo lê-se: "às 9 horas da manhã foi o povo desta vila convocado a toque de caixa; poucas pessoas apareceram e depois repicaram todos os sinos das igrejas sem razão alguma; às 4 horas da tarde chegaram dois oficiais de milícias que estavam nesta terra desligados de partidos e degradados aqui; foram logo presos e enviados no dia seguinte para Portalegre."