Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
9/12/1822

Por provisão desta data, é a Câmara Municipal de Castelo de Vide encarregada de inspeccionar e fiscalizar as rendas dos expostos, juntando-se-lhes as sobras da Misericórdia.


[+ info]
9/12/1903

É desta data o primeiro decreto do Governo sobre o celebrado Caminho de Ferro de Estremoz a Castelo de Vide.


[+ info]
9/12/1906

Em Castelo de Vide, em casa de seu filho, o Conde de Almarjão, na Rua da Esperança (hoje Rua Sequeira Sameiro), faleceu Roberto Talone da Costa e Silva, de 67 anos, viúvo de Maria Severina Brandão da Fonseca Magalhães, natural da Freguesia da Lapa de Lisboa.


[+ info]
9/12/1929

Toma posse a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Castelo de Vide, da presidência de Alexandre Óscar Durão de Carvalho Cordeiro, que durante quase cinco anos geriu os interesses do Concelho.


[+ info]
9/12/1932

A Câmara de Castelo de Vide resolve criar uma comissão consultiva para apreciação dos projectos de edificação e modificação dos prédios urbanos.