Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
3/1/1712

É desta data o auto de avaliação de várias casas que têm de ser demolidas para se continuarem as obras de fortificação da vila de Castelo de Vide.


3/1/1813

Na capela do Santíssimo Sacramento da Igreja de Santa Maria da Devesa, Matriz da vila, foi eleita a mesa que havia de reger nesse ano a Confraria do Santíssimo Sacramento. Ficou constituída por: reitor, Capitão Francisco de Paula de Sequeira; escrivão, Francisco José Nogueira; e tesoureiro, Diogo António Tarouco.


3/1/1833

Nesta data escreve Bernardo de Sá Nogueira, depois Marquês de Sá da Bandeira, a Mousinho da Silveira, que estava em Vigo, tratando de prover a Esquadra Liberal e de arranjar meios pecuniários e de abastecimento para o Porto, dando-lhe conta, em segredo, de que pensava tomar Vila Nova de Gaia.


[+ info]
3/1/1878

O distinto viticastrense Dr. José Frederico Laranjo é nomeado Lente Substituto da Universidade de Coimbra.


3/1/1967

Pelas 18 horas abriu ao público, no Salão Nobre da Câmara Municipal, uma exposição de pintura de John Olsen.


[+ info]