Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
14/1/1128

Pelo Papa Honório II é confirmada a existência da Ordem dos Templários, fundada em 1118 pelos Cruzados de Jerusalém perante o túmulo de Cristo. Tornou-se poderosíssima e prestou à causa da Igreja serviços extraordinários. Na Península, onde já estava instalada antes da fundação do reino de Portugal, ajudou à reconquista.


[+ info]
14/1/1288

Marvão, de cujo concelho ainda fazia parte a vila de Vide, origem de Castelo de Vide, presta neste dia, por carta firmada pelo Alcaide-Mor Gomes Pais Bugalho, em nome do Infante D. Afonso irmão de El-Rei, homenagem a D. Dinis, mercê da paz contratada entre os dois irmãos, após luta pelas armas dirimida na nesta região. Castelo de Vide gozou depois sempre da honra de vila realenga.


[+ info]
14/1/1802

É promovido a Sargento-mor o capitão do Regimento de Infantaria de Castelo de Vide, Francisco de Paula Maggessi, natural desta vila.


[+ info]