Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

Atinge o posto de Marechal de Campo o castelovidense Francisco de Paula Maggessi, então já no Brasil. Começara a sua carreira militar em 1778, como cadete do Regimento de Infantaria de Castelo de Vide.
Toma posse do cargo de Prior da Igreja de São João Baptista, desta vila, o Rev.º Padre Severino Dinis Porto, cujos dotes de carácter e acção desenvolvida no meio castelovidense lhe garantem justas referências na história local.
Um grupo de amadores de Castelo de Vide realiza no teatro desta vila uma récita com o programa seguinte: "D. Beltrão de Figueirôa", de Júlio Dantas, desempenhado por Júlio Almeida, António Raposo Repenicado, João Repenicado, Miguel Soares, João Samarra e Alice Bettencourt. "Inglês e Francês", de Sousa e Vasconcelos, interpretada por António Raposo Repenicado, Alice Bettencourt, Sargento José Cardoso e João Samarra.
[+ info]


