Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
15/12/1684

É desta data a provisão régia mandando se crie o imposto de um real no vinho e nas carnes verdes para a construção dos quartéis da vila de Castelo de Vide.


15/12/1858

João Mousinho da Silveira, filho do notável jurisconsulto e economista José Xavier Mousinho da Silveira, de Castelo de Vide, envia ao seu parente José Vitorino de Bastos Pimenta, também desta vila, procuração para administrar os seus bens nesta região e proceder à venda da Quinta do Leão, no termo de Marvão, e dum olival na Penha, Portalegre.


[+ info]
15/12/1907

Inaugura-se o serviço de guarda-nocturno em Castelo de Vide, limitado à Carreira de Baixo, Carreira de Cima e Praça de D. Pedro V.


15/12/1920

Foi preconizado bispo o ilustre Padre Dominicano Domingos Maria Frutuoso, que antes de professar na Ordem Dominicana se chamava Manuel Rosa Frutuoso e se ordenara a 15 de Junho de 1889, dedicando-se ao ensino nos colégios do Bom-Sucesso e de Benfica.


[+ info]