Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
8/2/1282

O Infante D. Afonso, filho de D. Afonso III, compromete-se com seu irmão o rei D. Dinis a não continuar a levantar os muros da Vila de Vide. O  Compromisso é datado de Arronches e nele se lê que se comprometia a "derribar desde o dia de Páscoa até ao dia de Pentecostes primeiro que vem, tudo aquilo que de novo foi feito na torre de Vide, e no muro desse lugar".


[+ info]
8/2/1954

Faleceu em Castelo de Vide, com 73 anos, o Comandante José Vicente Caldeira do Casal Ribeiro, que foi casado com Alda Branco do Casal Ribeiro. Capitão de Mar e Guerra, com uma importante folha de serviços, possuía a Torre e Espada e outras condecorações.


[+ info]
8/2/1963

No Hospital de Santa Maria, em Lisboa, com 78 anos incompletos, morre Manuel Marcos Canário, de Castelo de Vide, que foi casado com Sofia do Bonsucesso Ferreira. Diplomado pela Escola de Ensino Normal de Lisboa, era pai do médico Dr. Amadeu Canário.


[+ info]