Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
1/1/1529

É atendida a reclamação do concelho de Castelo de Vide, que se opunha ao propósito que trouxera a esta vila Vicente Caldeira, em nome do Anadel-Mór de alistar trinta espingardeiros.


[+ info]
1/1/1712

A Câmara Municipal manda aplicar durante seis anos os dois reais impostos na carne e no vinho, e cujo produto se destinara a reparar e alargar os quartéis da vila e ao complemento das suas muralhas da praça, que haviam sido dadas como concluídas praticamente no ano anterior.


[+ info]
1/1/1833

Mousinho da Silveira, depois de uma obra prodigiosa de reforma legislativa, durante o período da sua estada na Ilha Terceira  e no Porto, deixa o ministério, ao que parece por intrigas e desinteligências entre os chefes, de que fazia parte.


[+ info]
1/1/1901

Assinalando o começo do século XX, realizaram-se em Castelo de Vide solenes festejos que se iniciaram às 0 horas deste dia com Missa cantada na Igreja Matriz.


[+ info]
1/1/1901

É inaugurado o teatro de Castelo de Vide mais tarde denominado Mouzinho da Silveira. Depois de uma sessão solene, representou-se a comédia em três actos “As rédeas do governo", imitação de L. Rebello da Silva.


[+ info]
1/1/1902

Na Sociedade Artística Popular, em Castelo de Vide, foi inaugurado em sessão solene o retrato do Dr. José António Serrano. Presidiu ao acto o Dr. José Frederico Laranjo, que para o efeito expressamente se deslocou a Castelo de Vide, e fez o elogio do Dr. Serrano, seu íntimo amigo.


[+ info]