Apresentação


Ao editarmos este portal, "Fonte da Vila, Castelo de Vide - História e Património" aceitámos a responsabilidade de fixar, no passado e no presente, não só a força magnetizante da paisagem urbana e rural do Concelho, como o seu património material e imaterial, consubstanciando-se o primeiro nas suas edificações (civis, religiosas e militares) e instituições, o segundo nas obras e actividades das suas gentes, entre outras no Teatro, na Música, na Pintura, na Literatura, na Poesia, na Ciência, incluindo as tradições, os seus vestígios e reflexos actuais.

[+ info]


Apresentação


EFEMÉRIDES
21/11/1534

Por alvará desta data, é dada ordem para que Manuel Velho mande fazer, para a Confraria da Matriz de Castelo de Vide, uma coberta de tumba e um pano forrado e franjado e com suas cruzes brancas para cobrir os finados.


[+ info]
21/11/1605

É nomeado Recebedor das Sisas de Castelo de Vide, Manuel Gonçalves.


21/11/1811

É condenado à morte Agostinho Domingos José de Mendonça, 1º Marquês de Loulé, e por isso é-lhe retirado o Senhorio da Póvoa, de que era donatário. A sentença afinal (não cumprida) fundava-se na sua vinda a Portugal no exército invasor de Massena.


[+ info]
21/11/1926

Em acta desta data do Asilo Almeida Sarzedas, se regista que António Ventura Porfírio ofereceu 10 % do valor dos seus quadros, vendidos quando  da exposição que recentemente efectuara no salão do Teatro Mousinho da Silveira.


[+ info]