Início | Património Imóvel
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Património Imóvel
Pesquisa geral
Categoria
Tipologia
Designação
Localização
  [limpar dados]

Casa na Rua Nova, n.º 24

Categoria: Arquitectura civil
Tipologia: Edifício
Localização: Rua Nova, 24
Freguesia: Santa Maria da Devesa
Protecção Legal: IIM Imóvel de Interesse Municipal (129/77, DR 226, de 29-09-1977)
Nota Histórica: No século XIV a vila de Castelo de Vide desenvolveu-se em torno de dois eixos primordiais - a Fonte da Vila e a Devesa (igreja de Santa Maria da Devesa). A primeira, que abastecia os moradores do castelo pelo menos desde o século XIV, situa-se sensivelmente ao centro do Largo Dr. José Frederico Laranjo, e liga-se à entrada das muralhas através da Rua da Fonte, que progressivamente foi ficando ladeada de casas, integrando a Judiaria nos séculos XIV e XV. A Fonte constitui o ponto gerador do sistema urbano radial (em blocos triangulares e em concha) que se observa nas cinco ruas em seu redor. Uma dessas artérias, a Rua Nova, desemboca na Devesa, onde se começou a construir, no século XIII/XIV a igreja dedicada a Santa Maria da Devesa (BICHO, 1999; JORGE, 1991; CARVALHO, 2006).

Nesta rua íngreme que liga a Fonte da Vila à igreja matriz, ergue-se uma construção de tipologia barroca, provavelmente do século XVII, que acompanha o acentuado declive do terreno, e cuja história permanece desconhecida.

Na fachada de três andares destaca-se o portal, em cantaria, de verga recta mas rematado por frontão de volutas, com palmas e uma concha ao centro. No interior, a planta irregular articula, ao nível do piso térreo, a cavalariça e a adega da cave, erguendo-se na zona da entrada uma escadaria, com voluta e arco em granito, que permite o acesso aos pisos superiores onde se distribuem inúmeros compartimentos, entre os quais destacamos a capela particular, com abóbada pintada e altar.

Rosário Carvalho (texto IGESPAR, I.P.)

NOTA: Sabe-se que, no século XIX, a casa foi propriedade de Manuel Maria dos Santos Cordeiro, de Castelo de Vide, que era o Morgado Cordeiro. O seu nome surge em documentação diversa, referente a congregações religiosas e a assuntos relacionados com a Igreja.


OUTRAS DESCRIÇÕES:
IHRU - Sistema de Informação para o Património Arquitectónico - IPA n.º PT041205020013 

Bibliografia:
- BICHO, Susana - A Judiaria de Castelo de Vide, Contributos para o seu estudo na óptica da Conservação do Património Urbano. Évora : Universidade de Évora, 1999.

- CARVALHO, Rosário Salema de - Igreja Matriz de Castelo de Vide de Santa Maria da Devesa. Castelo de Vide : Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2006.

- JORGE, Ana Santos - The Old Burgo of Castelo de Vide, Portugal, Safeguard and Conservation. Lovaina : Katholieke Universiteit Leuven, 1991.


« voltar à página anterior
Imagem