Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

8/7/1944

Os médicos do Instituto de Hidrologia elegeram neste ano a estância hidrológica de Castelo de Vide para a visita de estudo, que nesta data se realizou, e que terminou com uma magistral lição proferida pelo Professor Dr. Armando Narciso.


Na véspera, num chuvoso dia de verão, chegaram à Estação do Caminho de Ferro de Castelo de Vide, no Lusitânia Expresso, os médicos do Instituto de Hidrologia, com o ilustre Prof. Dr. Armando Narciso, que neste ano elegeram a estância hidrológica de Castelo de Vide para a visita de estudo.

No dia seguinte, já com um tempo mais próprio da época, começou cerca das 11 horas com a visita ao Castelo e vila medieval. Ainda antes, o Dr. Adolfo Bugalho, Delegado de Saúde, e o Dr. Manuel Chaves Costa, Director Clínico das Termas, acompanharam o Dr. Armando Narciso numa inspecção aos hotéis e pensões.

O almoço, programado para se realizar na serra, foi transferido para o Hotel das Águas, por causa das abundantes chuvas da véspera.

Da parte da tarde, por volta das 15 horas, fez-se a visita ao Balneário das termas, edificação feita sob projecto do Arquitecto Ernesto Korrodi, de cujo salão central, e pela arcaria que se abre para o Norte, se proporcionou aos visitantes o vasto panorama que dali se desfruta.

Numa das salas improvisou-se uma aula e deu-se início à sessão científica. Presidiu o Dr. Narciso que deu a palavra ao Dr. Chaves Costa, Director Clínico desta estância hidrológica, que expôs toda a sua experiência de cinco anos das águas na terapêutica em várias doenças. Falou em seguida o Dr. Amaro de Almeida e, a terminar, a magistral lição proferida pelo Prof. Armando Narciso.

O resto da tarde foi ocupado com um passeio à Barragem e à central da Hidro-Eléctrica do Alto Alentejo.

Ao jantar, também no Hotel das Águas, e como despedida, houve brindes e discursos: em primeiro lugar falou o Presidente da Câmara Municipal, a que se seguiu o Dr. Armando Narciso, que agradeceu a recepção, aludiu demoradamente às belezas da região e encorajou a Empresa das Águas no prosseguimento da sua obra, e por fim António Vicente Raposo Repenicado agradeceu a todos, em nome da Empresa.

Os Drs. Falcão Miranda e Sara Gameiro não quiseram deixar de dizer também algumas palavras, e o Dr. Chaves Costa, em nome do corpo clínico local, saúda os seus colegas e agradece a visita. Foi então a vez de se ouvir o discurso do Dr. Marques da Mata, e a terminar o Dr. José de Alcântara.

Entretanto, no Parque João José da Luz, a Banda Municipal, dirigida pelo seu velho e prestigioso maestro José Cachudo, dava um concerto em honra dos ilustres hóspedes.

No dia seguinte o grupo de médicos partiu para Portalegre.

Além dos já referidos, integraram o grupo de clínicos hidrologistas, os Drs. Couto Brandão, Henrique Santos, Jorge Vences, Vinalco Maldolcar, José Sá Teixeira, Aurélio dos Santos Mendes, Mário Cruz, Rui da Costa Pereira, Viterbo Moreno, Maria Teresa Vitorino, Maria José Arrobas, Melba Dias, Raquel Gameiro, Soledade do Carmo e Marta Moreno.


« voltar à página anterior