Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

24/8/1936

Rebentara a tragédia na vizinha Espanha. Neste dia aterrou no sítio do Vale da Bexiga, Concelho de Castelo de Vide, um avião espanhol tripulado por dois oficiais que fugiam da guerra. Foi acontecimento local muito falado.


Rebentara no mês anterior a tragédia que enlutou a vizinha Espanha. E neste dia veio aterrar no sítio do Vale da Bexiga, do Concelho de Castelo de Vide, um avião espanhol tripulado por dois oficiais que fugiam da guerra. Seguiram logo para Portalegre a apresentar-se ao Comando Militar daquela cidade, enquanto o aparelho ficava no local, guardado pelas autoridades de Castelo de Vide. Foi depois removido para Lisboa.

O acontecimento despertou certa curiosidade por parte de muita gente, que se deslocou ao Vale da Bexiga, dada a originalidade da ocorrência.

Joaquim Alfredo da Costa Pinto fez uma fotografia do avião estacionado no campo, que enviou ao General da 2ª Divisão do Exército Espanhol, em Sevilha, Queipo de Lhano, de quem recebe um agradecimento com as seguintes palavras: "A D. Joaquim Alfredo da Costa Pinto y mucho le agradece el envio de la fotografia del avión Breguet del Gobierno marxista de Madrid que aterrizó en la Nacion hermana Portuguesa".


« voltar à página anterior