Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

24/8/1808

A Junta Patriótica de Campo Maior nomeia o Major António Tavares Maggessi tenente-coronel agregado. A nomeação é confirmada a 11 de Novembro e logo o encarregam de organizar o Batalhão de Caçadores nº 1.


Portugal estava sob o domínio dos franceses. O nosso ilustre patrício, Major António Tavares Maggessi, fora encarregado de realizar a redução e escolha dos Regimentos de Infantaria nºs 17, 20 e 22 a incorporar na Legião que ia servir com Napoleão. Querem que vá. Nega-se e fica no Reino, e é dos primeiros a abraçar e a fomentar a causa da libertação da Pátria oprimida. São tantos os seus serviços que, nesta data, para o premiar, a Junta Patriótica de Campo Maior o nomeia Tenente-Coronel Agregado. 

A nomeação é confirmada a 11 de Novembro e logo o encarregam de organizar o Batalhão de Caçadores nº 1, aproveitando as praças do batalhão de voluntários que o patriota Jorge de Avilez Juzarte de Sousa Tavares levantara à custa do seu bolso, em Portalegre. Ainda depois de reorganizado militarmente por Maggessi, Jorge de Avilez faz novos donativos para fardamentos e recebe o posto de tenente-coronel e a honra de comandar o batalhão em campanha, como veio a suceder.


« voltar à página anterior