Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

16/8/1684

Alvará que concede licença aos moradores de Castelo de Vide de construírem, do seu bolso, os quartéis para as tropas, que desde 1640 eram penosamente aboletadas pela população, preferindo antes o sacrifício de edificar uns quartéis à sua custa.


É publicado o alvará que concede licença aos moradores de Castelo de Vide de construírem, do seu bolso, os quartéis para as tropas que desde 1640 guarneciam a praça e eram aboletadas pela população. Este aboletamento causa despesas e incómodos à população, de modo que esta prefere, apesar do sacrifício quase incomportável depois de tantos danos causados pela guerra, edificar à sua custa os quartéis. Parece que ficaram concluídos em 1714. Ainda existem transformados em habitações dos herdeiros de António José Repenicado, na Parada, ou Av. 8 de Infantaria.

16 de Agosto é dia de São Roque que tem em Castelo de Vide uma capela sob a sua invocação, situada no forte com o seu nome. Protector dos doentes da peste, ele próprio foi atingido por esse mal, isolando-se numa floresta para não contagiar ninguém. Ali teria morrido de fome se um bom cão não lhe aparecesse todas as manhãs com um pão que roubava ao dono. Por isso, na representação deste santo se vê quase sempre também a figura do cão.

São Roque nasceu e morreu em França no séc. XIV.


« voltar à página anterior