Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

4/7/1336

Não muito longe de Castelo de Vide, em Estremoz, no Castelo daquela vila, hoje cidade, falecia nesta data Isabel de Portugal, mulher do Rei D. Dinis, a Rainha Santa.


Vem aqui esta referência por nos recordar um facto ocorrido em Castelo de Vide, que com tão notável rainha directamente se relacionou: o rei D. Dinis, instalado em Castelo de Vide, em 24 de Abril de 1281 fez, "propter nupcias", uma doação a D. Isabel de Aragão, que na nossa história e na da Igreja ficaria inscrita como Santa Isabel de Portugal, assinando-lhe arras por segurança, entre outras, do Castelo de Sintra.

Filha de D. Pedro III de Aragão e da Rainha D. Constança, D. Isabel, quando não tinha completado ainda os seus 12 anos, aquela franzina menina de cabelo loiro, celebrara o seu casamento com o Rei lavrador em 1282. E depois de uma santa e intensa vida de esposa, mãe e rainha, e em que com tanta coragem e tão bondosa intervenção sempre fora fazendo a paz na família real, vinha agora a terminar os seus dias no Alentejo, com cerca de 66 anos, tendo na sua derradeira hora junto de si, no Castelo de Estremoz, seu filho D. Afonso IV, o Bravo, e D. Beatriz, sua nora.


« voltar à página anterior