Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

3/6/1951

Em peregrinação pela Diocese, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima chega a Castelo de Vide. Às 16 horas era aguardada no apartar dos termos de Castelo de Vide e Nisa pela Câmara Municipal e demais entidades.


Em peregrinação pela Diocese, a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima chegava neste dia, vindo de Montalvão, ao concelho de Castelo de Vide.

Eram 16 horas e chegava a sagrada Imagem e a sua comitiva ao apartar dos termos de Castelo de Vide e Nisa, aguardada pela Câmara Municipal de Castelo de Vide e demais entidades, ouvindo-se no momento o toque de sentido pelos clarins dos Bombeiros Voluntários, seguindo-se os cumprimentos das autoridades dos dois concelhos, pondo-se imediatamente em marcha o cortejo.

À passagem em Póvoa e Meadas a população compareceu em peso, junto ao edifício das Escolas Primárias, aclamando a veneranda imagem da Virgem. A povoação encontrava-se vistosamente engalanada. Em procissão chegou-se ao Rossio, onde foi exposto o Santíssimo Sacramento e falou o Padre Frederico Martins dos Reis, prior da Freguesia, e que vinha já acompanhando a Imagem das precedentes freguesias de Montalvão e Pé da Serra, onde este sacerdote também era pároco.

Cerca das 19 horas foi a procissão do adeus, e a partida para Castelo de Vide.

A cerca de um quilómetro da vila, no sítio do Martinho, junto à antiga fonte, já imensa gente se encontrava, aguardando a chegada do cortejo em que vinha Sua Excelência Rev.ma o Bispo de Portalegre, D. António Ferreira Gomes, conduzido no carro da presidência da Câmara. Perante grande entusiasmo e emoção, ouve-se o toque de continência e Legionários e Bombeiros prestam as honras devidas, ao som de uma salva de 21 morteiros que ressoam por todo o vale. As Bandas musicais tocam o Hino Camarário. Junto ao andor da Virgem viam-se três crianças trajando como os pequenos Pastorinhos de Fátima, e muitas de anjos e todas as que nessa manhã haviam feito a sua Comunhão Solene. Destaca-se então uma delas, da representação da Sociedade Artística Popular, com um ramo de flores, pedindo ao Senhor Bispo que o depusesse aos pés de Nossa Senhora.

Partiu então o cortejo a pé para a vila, sendo o primeiro turno na condução do andor, constituído pelo Presidente da Câmara, Juiz de Direito da Comarca, Delegado do Procurador da República, Presidente da Comissão Concelhia da União Nacional, Comandante da Secção da Guarda Fiscal, Comandante de Lança da Legião Portuguesa, Conservador do Registo Predial e Chefe da Secção de Finanças. Junto ao andor seguiam o Prelado da Diocese, ladeado pelo pároco de Castelo de Vide, Padre Albano da Costa Vaz Pinto e pelos Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal do Concelho, Professor Daniel Ferreira Fidalgo e Manuel da Estrela Azevedo.

A procissão abria com um grupo de lavradores a cavalo, com os seus trajes tradicionais e ricamente ajaezadas as montadas, conduzindo as bandeiras de Nossa Senhora dos Prazeres e de São João, cujas festas anuais lhes pertencem. Seguiam-se as corporações das Artes e Ofícios, com suas insígnias, as Sociedades Artística Popular e 1.º de Dezembro, com seus grupos cantando, as instituições de beneficência, onde se via a Santa Casa da Misericórdia, representada pela sua Mesa Administrativa, com o Provedor e irmãos, envergando os balandraus da Irmandade e empunhando cada mesário a vara do mando. Seguiam-se a Legião Portuguesa e os Bombeiros Voluntários, bem como as organizações religiosas e as bandas musicais.

Vencida a íngreme subida, o cortejo deu entrada na vila que estava magnificamente ornamentada, vendo-se colchas de todas as cores nas janelas, flores, muitas flores, e dísticos votivos e de saudação a Nossa Senhora. Na Câmara o Presidente da Edilidade deu as boas vindas, após o que, na Igreja Matriz, foi colocada a sagrada imagem em trono próprio até à hora da Procissão das Velas que teve lugar pelas 23.30, e que só viria a terminar cerca das 2 horas da madrugada. Foi imponente e emocionante esta procissão, percorrendo várias ruas, em que se acrescentavam agora aos festivos ornamentos da vila a iluminação dos Paços do Concelho, com um suave tom de verde, o Castelo, num amarelo oiro, e muitas casas com efeitos luminosos de vária ordem. Regressando à Igreja, onde ficou exposto o Santíssimo Sacramento até às seis da manhã, hora a que o Pároco celebrou Missa de Alva com Comunhão Geral.

Às 8.30 da manhã o Bispo D. António Ferreira Gomes celebrou a Missa dos Doentes, que foram acompanhados e assistidos pelo pessoal de enfermagem do Hospital da Santa Casa, auxiliados pelos serviços de saúde da Legião Portuguesa. Finda esta cerimónia, foi a despedida com o adeus à Virgem, em cortejo até ao largo junto ao Jardim Garcia de Orta, e daí em automóvel até ao limite do concelho, onde mais uma vez o Presidente da Câmara proferiu algumas palavras, agora na entrega da Imagem às autoridades de Marvão.


« voltar à página anterior