Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

22/5/1899

Professor de música no Asilo de Nossa Senhora da Esperança, e vivendo havia anos em Castelo de Vide, faleceu neste dia, com 59 anos de idade, em sua casa na Rua Miguel Ferreira o cidadão espanhol D. Vicente Marçal Boy, casado com Manuela Vivas.


Professor de música, principalmente no Asilo de Nossa Senhora da Esperança, onde dirigia os agrupamentos musicais daquela instituição, e vivendo havia anos em Castelo de Vide, faleceu neste dia, com 59 anos de idade, em sua casa na Rua Miguel Ferreira o cidadão espanhol D. Vicente Marçal Boy, Natural da Província de Valência, Espanha. Era filho de Thomaz Marçal e de Bernarda Boy e casado com Manuela Vivas, não deixando filhos.

É de sua autoria um hino do Asilo do Espírito Santo, em Sol Maior, coro infantil para duas vozes. Da letra que se encontra na pauta, transcreve-se, por curiosidade, o refrão:

"Caridade, oh! nome santo,
Mimosa filha dos ceos 
O orphão, que a ti recorre 
Aceita-nos braços teus.”

A letra deste hino é da autoria de Manuel dos Santos Marques ao tempo aluno no Asilo de Nossa Senhora da Esperança. Publicou um livro de versos em 1903, intitulado "Nas Trevas – Versos", com prefácio do poeta João de Deus. A Fundação de Nossa Senhora da Esperança possui um exemplar encadernado desta obra, e que provavelmente será o único em Castelo de Vide.


« voltar à página anterior