Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

19/5/1897

Em Castelo de Vide, na paroquial Igreja de Santa Maria da Devesa celebra-se o casamento do Dr. Aniceto de Oliveira Xavier com Maria Severiana Murta e Belo; ele natural de Vila de Rei, e ela de Castelo de Vide.


Na Paroquial Igreja de Santa Maria da Devesa celebra-se pelas 10 horas da noite o casamento do Dr. Aniceto de Oliveira Xavier com Maria Severiana Murta e Belo. O noivo, de 35 anos, era natural da Freguesia de Vila de Rei, filho de Joaquim de Oliveira Brás e de Maria de Oliveira, e irmão do Bispo D. Mateus de Oliveira Xavier. A noiva, de 18 anos de idade, natural e descendente de famílias de Castelo de Vide, era filha de Ramiro César Murta e de Catarina Amália Farinha Belo. Ministrou o sacramento o Rev.º Vigário da Igreja de Santa Maria da Devesa e Matriz da vila, Padre António José Ferreira da Trindade, sendo testemunhas o pai da nubente, Ramiro César Murta, e António Augusto Marçal Madeira.

O Dr. Aniceto de Oliveira Xavier, licenciado em Medicina, era também bacharel formado em Matemática pela Universidade de Coimbra, onde foi aluno laureado.

Gozando da simpatia geral em Castelo de Vide, foi considerado castelovidense ilustre pelos seus dotes de carácter e inteligência. Aqui exerceu medicina e participou activamente na vida e sociedade local.

Foi da sua autoria o projecto do Teatro Mousinho da Silveira, inaugurado em 1 de Janeiro de 1901, iniciativa de que foi um dos principais promotores.


« voltar à página anterior