Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

15/8/1956

Reabre oficialmente e com grande solenidade o Hospital da Santa Casa da Misericórdia desta vila, depois das importantes obras de remodelação a que foi sujeito, prolongando-se as cerimónias por quase todo o dia.


Realiza-se, nesta data, a abertura oficial do Hospital da Santa Casa da Misericórdia depois das obras de remodelação a que foi sujeito.

Naquela sexta-feira, um bonito dia de Agosto, viveu Castelo de Vide um dia festivo com a entrada em funcionamento do Hospital de Santo Amaro completamente renovado. Pelas 9 horas saiu em procissão da Igreja de Santo Amaro e em direcção ao Hospital a Imagem de Nossa Senhora da Soledade, com a presença do Senhor Cónego Anacleto da Silva Martins, em representação de Sua Ex.ª Reverendíssima o Bispo da Diocese. Com grande acompanhamento de fiéis e fazendo-se ouvir a Banda Dr. José Frederico Laranjo, a procissão fez o seu percurso pelas ruas engalanadas com as vistosas e tradicionais colchas das janelas. Em substituição do vigário de Castelo de Vide acompanhava o Senhor Cónego Anacleto, o Revª Padre Horácio Nogueira. A imagem foi colocada no seu novo altar, na capela do Hospital, a cuja bênção, bem como do edifício procedeu o representante de Sua Ex.ª Reverendíssima, que no acto proferiu algumas palavras.

Seguidamente o Provedor da Misericórdia, José Maria Chaves Soares, acompanhado dos restantes mesários dirigiu-se com todas as entidades, aos quatro lugares onde foram descerradas, dentro da modernizada unidade hospitalar, as quatro lápides, que nas palavras que proferiu disse serem de gratidão.

Estas lápides consagravam os nomes de Maria Emília Soares da Costa, José Reis Dinis Fragoso, Professor Dr. António Flores e Eng.º Alexandre Durão Cordeiro. O seu descerramento foi feito respectivamente por Pedro Soares da Costa, filho da homenageada, Dr. José Agapito Serrano Gordo, pela menina Maria Cecília Flores Bugalho, neta do Professor António Flores, e João Luís Salema de Carvalho Cordeiro, filho do Eng.º Alexandre Cordeiro.

Com estas cerimónias repassadas de grande sentimento e intensa vibração da vida social e local, terminaram as cerimónias da manhã.

Às duas e meia da tarde encontravam-se já no limite do concelho, na estrada de Portalegre, as entidades locais aguardando a chegada do Ministro do Interior Dr. Trigo de Negreiros, que logo chegou acompanhado do Governador Civil do distrito, Dr. Matos Chaves e do Director Geral da Assistência, Dr. Agostinho Pires, bem como outras entidades.

O Presidente da Câmara, Daniel Ferreira Fidalgo e o Provedor da Misericórdia, José Maria Chaves Soares, apresentaram cumprimentos. Sua Ex.ª foi saudado por todos os presentes e recebeu a continência do grupo de Bombeiros Voluntários, sob o comando de António Carlos Pinto dos Santos. Quando o cortejo automóvel, aproximando-se da Vila, chegava junto da Fonte do Martinho, era aguardado por um numeroso grupo de lavradores a cavalo, que lhe fez escolta até ao sítio do “Aterro”.

Formou-se então um cortejo a pé, em que se incorporavam, as bandas de música, instituições de assistência, colectividades de recreio, Bombeiros Voluntários, Legião Portuguesa, muitos convidados e povo, que se dirigiu à Câmara Municipal onde se realizou uma sessão de boas vindas, falando em nome de Castelo de Vide o Dr. José Manuel da Costa e agradecendo o Ministro do Interior.

Seguidamente todas as entidades e convidados foram recebidos com todas as honras no Hospital da Santa Casa, onde se encontrava a mesa administrativa, que era composta pelo provedor, José Maria Chaves Soares; secretário, Eleutério Tavares Manso; tesoureiro, Afonso de Alegria Roque e pelos vogais Francisco Manuel Grande, João José Canário e Diogo José Salema de Carvalho Cordeiro.

Procedeu então ao descerramento de uma lápide comemorativa do agradecimento da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, ao Ministro do Interior, Dr. Joaquim Trigo de Negreiros, e que se encontrava no átrio do Hospital.

Pelas 18 horas foi oferecido ao Ministro um “Garden Party” na Quinta do Cartaxo, nos arredores da vila, e que para o efeito foi cedida pela sua proprietária, Orminda Augusta de Almeida Durão Cordeiro, que com sua família recebeu todos os convidados.

O “Garden Party” servido pela casa “Benard” de Lisboa foi oferecido pela Santa Casa da Misericórdia, pela Câmara Municipal e pela Comissão Municipal de Turismo.

Numa esplêndida tarde de Verão e enquanto decorria o lanche, em que participaram cerca de duzentas pessoas, exibiu-se parte do grupo cénico da Sociedade Recreativa 1º de Dezembro, dançando as “saias”.

Assim terminou aquele animado dia que Castelo de Vide viveu.


« voltar à página anterior