Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

16/4/1904

Em casa de seus Pais na rua de Santo Amaro, freguesia de Santa Maria da Devesa em Castelo de Vide, nasce Manuel Rolo da Gama Lobo Salema. Era filho de Diogo da Gama Lobo Salema e de Cesaltina Mimoso Rolo Salema. Veio a falecer a 4 de Outubro de 1938.


Foram seus padrinhos de Baptismo, seu tio, Manuel da Gama Lobo Salema, por procuração passada a Tomáz de Mello Menezes e Castro, e madrinha sua tia, Elvira Mimoso Rolo.

Frequentou a escola primária em Castelo de Vide e fez o curso do liceu em Portalegre. Ainda frequentou a faculdade de medicina em Coimbra, curso que não prosseguiu. Fez a sua curta vida em Castelo de Vide onde exerceu os cargos de Presidente da Câmara Municipal, representante da Junta Provincial do Alto Alentejo, Provedor da Santa Casa da Misericórdia etc. Apreciador da leitura e do convívio, escrevia também com facilidade tendo colaborado em o "Castelovidense". Casou em 20 de Maio de 1933 com Adelaide de Assumpção Cassola Raposo Repenicado, filha de António Vicente Raposo Repenicado, e de Maria Ester Caçola. Teve dois filhos, António Xavier Raposo da Gama Lobo Salema e Maria da Conceição Raposo da Gama Lobo Salema da Costa.

Como se disse, foi curta a sua vida pois faleceu dia 4 de Outubro de 1938.


« voltar à página anterior