Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

1/8/1971

No início das Festas de Santa Maria de Agosto deste ano, e além de outros números do programa, realizou-se um longo e interessante cortejo de actividades, que desfilou na vila perante uma grande assistência.


A abrir o cortejo apresentavam-se os lavradores a cavalo, logo seguidos de rebanhos de cabras e de ovelhas e seus pastores, com as suas tradicionais indumentárias, e respectivos cães de guarda e de "correr ao gado"; burros levando nas "angarelas" vasilhas de leite; uma "pequena queijeira" com todos os seus pertences, rebocada por um tractor; juntas de vacas e gado leiteiro; vários carros transportando arados, cangas, e outras alfaias agrícolas. Não faltavam as ceifeiras, gadanheiras, enfardadeiras, debulhadoras, e demais maquinaria agrícola.

Cavaleiros da romaria da Senhora dos Prazeres e da festa de São João Baptista, com seus mordomos e bandeiras, precediam uma burricada lembrando as romarias, com homens e mulheres envergando as "romeiras" e outras vestes antigas. A Banda União Artística emprestava também ao cortejo um cunho muito próprio.

Seguiam-se as representações das Casas do Povo da Póvoa e Meadas e de Castelo de Vide, empunhando os seus estandartes. O comércio era representado com um carro decorado com uma balança, e a indústria com um demonstrativo de um lagar de azeite e outros carros com pedras e pessoal de pedreiras. Depois vinham as artes e ofícios, os horticultores, os ferreiros, os alvanéus, os carpinteiros e os barbeiros, com os seus pendões. Todos trajando segundo os seus misteres. Vistosos açafates levados à cabeça por raparigas, e ainda representações do desporto, caçadores e pescadores acrescentavam o já longo desfile. Animava ainda o cortejo o Rancho Folclórico de Castelo de Vide, em carros de parelha ornamentados, seguido de um trem com um casal com trajes antigos. A Sociedade Artística Popular e a Sociedade 1º de Dezembro, com os seus estandartes, também estavam presentes. Esta, com um interessante carro mostrando as suas actividades de cultura, teatro, e desporto. Quase no fim via-se uma representação do Ultramar, e de seguida as bandeiras de Aviz, de D. João IV e o Pavilhão Nacional.

Passava depois, com grande relevo, um painel evocativo da primeira página do foral de D. Manuel e a vara da vereação municipal e respectiva faixa usada pelo Presidente da Câmara em grandes cerimónias, bem como o antigo e o actual estandarte municipal. Um carro alegórico representativo do castelo e do seu brasão, e a corporação dos Bombeiros Voluntários encerravam o cortejo.


« voltar à página anterior