Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

6/10/1851

Nasce em Castelo de Vide, na Rua do Mercado, o grande homem de ciência que foi José António Serrano, filho único de José Pedro Serrano e de Ana Catarina Serrano. Foi médico ilustre e eminente professor de Anatomia na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa.

Nasce em Castelo de Vide, na Rua do Mercado o grande homem de ciência que foi José António Serrano, filho único de José Pedro Serrano e de Ana Catarina Serrano, foi médico ilustre e eminente professor de Anatomia na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa.

Fundou em Castelo de Vide, juntamente com o Dr. João Augusto de Carvalho e o Dr. José Frederico Laranjo a Associação dos Amigos do Estudo que a princípio funcionou em uma modestíssima casa na Rua das Espinhosas. Em 1875 apresentava e defendia na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa a sua tese intitulada "Dos nervos vaso-motores". Veio para Castelo de Vide, mas regressou novamente a Lisboa onde foi nomeado interinamente cirurgião do Banco do Hospital de S. José em 1879 e provido definitivamente nesse lugar por Decreto de 18 de Julho de 1885, tendo sido o 1º classificado no respectivo concurso. Entrou para a Academia Real das Ciências como sócio efectivo onde apresentou o trabalho "Osteologia Humana" que além de receber o prémio "D. Luís", conferido pela Academia, levou o seu nome às escolas e academias do estrangeiro. Faleceu em Lisboa com 53 anos apenas.


« voltar à página anterior