Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

27/9/1958

No V Centenário do nascimento da Rainha D. Leonor, a Misericórdia de Castelo de Vide promoveu uma sessão solene no salão da Câmara Municipal, presidida pelo Governador Civil de Portalegre, com a presença do Bispo da diocese e com vários oradores.


Comemorando-se neste ano em Portugal, o V centenário do nascimento da Rainha D. Leonor, a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide associou-se a essa comemoração, realizando neste dia alguns actos recordando a efeméride, lembrando aquela que foi a instituidora das irmandades da misericórdia, e ainda todos quantos em Castelo de Vide foram ao longo dos séculos seus benfeitores.

Pelas 10 horas da manhã na Igreja de Santa Maria da Devesa foi celebrada missa pelo reverendo arcipreste de Castelo de Vide, Padre Albano da Costa Vaz Pinto, por intenção de todos os beneméritos, que por qualquer modo auxiliaram a instituição na prossecução dos seus fins.

No salão nobre da Câmara Municipal, especialmente decorado para o efeito, com o requintado bom gosto com que António Ventura Porfírio costumava realizar estas decorações, iniciou-se cerca das 21 horas uma sessão solene.

Presidiu o Governador Civil do Distrito dignando-se assistir, em lugar de honra, o Bispo de Portalegre e Castelo Branco, D. Agostinho de Moura. Foram oradores os Drs. P.M. Laranjo Coelho, emérito académico, vice-secretário geral da Academia das Ciências de Lisboa, e vice-presidente da Academia Portuguesa da História; José Manuel da Costa, deputado da Nação e director do "Diário da Manhã"; Adolfo João Lahmeyer Bugalho, subdelegado de saúde e médico da Santa Casa, Mário Tomás da Costa Roque, provedor da Misericórdia Local.

A Misericórdia de Castelo de Vide, que na época termal desse ano, inaugurara também um departamento termal com internamento para doentes de fracos recursos, assinalou assim condignamente o V centenário do nascimento da fundadora das Misericórdias e do primeiro hospital termal.


« voltar à página anterior