Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

9/9/1648

Parte de Albuquerque um exército espanhol comandado pelo Marquês de Lagañes, composto de 11 corpos de tropas e 600 cavalos, para atacar Castelo de Vide, Marvão, Arronches e Portalegre, e que é batido no dia seguinte entre estas duas localidades.

Parte de Albuquerque um exército espanhol comandado pelo Marquês de Lagañes, composto de 11 corpos de tropas e 600 cavalos, para atacar Castelo de Vide, Marvão, Arronches e Portalegre.

Martim Afonso de Sousa, Governador das Armas da Província do Alentejo, manda-lhe ao encontro tropas de Elvas e Campo Maior que, a 10, batem o inimigo entre Portalegre e Marvão que deixa no campo muitos despojos de guerra além de ter sofrido numerosas baixas. Os espanhóis retiram e internam-se em Espanha. Assim se livra Castelo de Vide de mais esta investida, que não foram poucas as sofridas durante as campanhas da Restauração.

Verdade é que não menores trabalhos passaram as praças e vilas fronteiriças espanholas e, por exemplo, Valência de Alcântara foi tomada e esteve em nosso poder até à conclusão da paz.


« voltar à página anterior