Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

26/7/1943

Por iniciativa de Amaro e Francisco Curvelo, surge na Carreira de Cima, em Castelo de Vide, um novo café, a que foi dado o nome de Café Central, com projecto e decoração da autoria do Dr. João Tavares, de Portalegre.


Por iniciativa de Amaro e Francisco Curvelo passou Castelo de Vide a contar a partir desta data com um novo café com a que foi dado o nome de Café Central. Situou-se na principal rua da vila, a Carreira de Cima, e no prédio onde existira anteriormente um pequeno comércio e taberna, pertencente a Faustino Chorão.

Dotado de duas largas portas, foi projecto e decoração da autoria do Dr. João Tavares, de Portalegre.

Com um arranjo feito à base de motivos regionais, tecto e lambrim em madeira, motivos decorativos e lanternas em ferro forjado, mantendo-se ainda actualmente boa parte destes. Tinha ao fundo o balcão, e numa das paredes, tirando partido de um vão nela existente, estava um pequeno sofá, estofado com a tradicional manta de trapos, de fabrico local, por cima do qual se via um quadro a óleo da autoria do pintor Renato Torres, feito propositadamente e a pedido do Dr. João Tavares. Sobre o lambrim havia almofarizes, loiças regionais, bilhas de Nisa, etc. Mesas e cadeiras foram concebidas propositadamente para o novo café, que desde logo contou com uma esplêndida e bem equipada esplanada.

No primeiro andar era a sala do bilhar, junto à qual havia um pequeno compartimento, com duas ou três mesas onde poderiam ser servidas bebidas e cafés.

A cerimónia da inauguração teve lugar pelas 17 horas com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Alexandre Durão Cordeiro, que abriu as portas do novo café, e de numerosos convidados, bem como do autor do projecto.

Após uma primeira apreciação desta nova casa, foi servido um "porto de honra" em que usaram da palavra, além do Presidente da Câmara, António Vicente Raposo Repenicado, Dr. António Laranjo, Rev.º Padre Cardoso, Dr. António Portilheiro, Mateus da Cruz Maniés, Eduardo Gasalho e Joaquim Alfredo da Costa Pinto. Agradeceram a presença de todos e as palavras elogiosas, Amaro Curvelo e o Dr. João Tavares.


« voltar à página anterior