Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

8/3/1798

Nasce em Lisboa João José Le Cocq, filho primogénito de Luís José Le Cocq e de Maria Vitória do Carmo, foi casado com Maria Leonor Bachelay de quem houve 6 filhos.


Filho primogénito de Luís José Le Cocq e de Maria Vitória do Carmo, João José Le Cocq nasceu nesta data em Lisboa. Viria a fixar-se em Castelo de Vide em 1837, onde fundou a importante e inovadora exploração agrícola da Granja do Prado, que tão benéfica influência trouxe à agricultura de então.

Ocupou vários cargos públicos de relevo, sendo frequentemente chamado pelo governo para pareceres e trabalhos de responsabilidade.

Cavaleiro da Ordem de Cristo, em 1824, recebeu d'El-Rei D. Pedro V o colar da Comenda de Cristo, após a visita deste monarca a Castelo de Vide em 1861, onde na Quinta do Prado foi anfitrião do Rei, e que presidiria depois à primeira comissão destinada a prestar homenagem à memória daquele insigne visitante, homenagem que resultou na estátua inaugurada em Castelo de Vide a 29 de Setembro de  1873.

Casado com Maria Leonor Bachelay, teve 6 filhos: Luís Victor Le Cocq; Augusto (que faleceu com três anos de idade); Eduardo Augusto Le Cocq; Leonor (falecida aos onze anos); Augusto César Le Cocq e Alfredo Carlos Le Cocq, que legou à Misericórdia de Castelo de Vide a sua fortuna para a criação do albergue com o nome de seu pai. O ilustre Comendador João José Le Cocq morreu em Lisboa a 19 de Dezembro de 1879.


« voltar à página anterior