Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

7/3/1913

Filho do Professor José Tomás Gordo e de Maria Helena Serrano Gordo, nasce neste dia em Castelo de Vide José Agapito Serrano Gordo. Em 7 de Julho de 1936 licencia-se em Veterinária na Escola de Medicina Veterinária de Lisboa, sendo no mesmo ano, a 30 de Setembro, nomeado Veterinário Municipal em Castelo de Vide .


Dirigiu por algum tempo o semanário local "Terra Alta", ocupando também o cargo de Provedor da Santa Casa da Misericórdia.

Dedicado principalmente à sua vida profissional, fez diversas comunicações a reuniões científicas e profissionais, designadamente: "Alguns Aspectos da Fisiologia da Nutrição dos Ruminantes"- Maio de 1965; "Vários Aspectos do Metabolismo das Diferentes silagens" - Dezembro de 1965 - publicada na Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias, no Volume LXIII, nº 407, Julho-Setembro de 1968; "Algumas Considerações sobre as Perspectivas da Bovinocultura Alentejana" - Abril de 1966; "Estado Actual do Problema do Azoto não Proteico na Alimentação dos Ruminantes" - Janeiro de 1968 - publicada na Revista Portuguesa de Ciências Veterinárias; "O Veterinário Rural e a Definição de uma Actividade" - Outubro de 1968; "O Homem (Um Animal Muito Discutido, mas Pouco Conhecido)" - Outubro de 1969.

Casou com Maria Cândida Roxo Tavares em 15 de Agosto de 1938, casamento de que houve um filho, Francisco José Tavares Gordo.

Faleceu na sua terra em 7 de Julho de 1976 com 63 anos.


« voltar à página anterior