Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

18/7/1891

Nasce em Castelo de Vide, António Vicente Raposo Repenicado. Distinguindo-se no estudo da história local, publicou valiosos trabalhos na imprensa regional, de que ficaram algumas separatas. Dirigiu os periódicos  “O Povo” e “Folha do Leste".


Nasce em Castelo de Vide, na freguesia de Santa Maria da Devesa António Vicente Raposo Repenicado, filho de João António Repenicado e de Ana d'Anunciada Raposo Repenicado.

Da sua personalidade tão marcante na sua terra e na sociedade do seu tempo, dois aspectos são de salientar: o arreigado bairrismo e a dedicação à história local.

Acompanhando o que se passava no mundo e no país, em Castelo de Vide participou interessadamente na política e na vida das suas instituições. Entretanto, e durante longos anos recolhia e estudava pacientemente dados históricos respeitantes à terra que o viu nascer, publicando na imprensa regional muitos trabalhos, a par de outros de carácter geral, alguns dos quais editados depois em separatas. António Vicente Raposo Repenicado colaborou em quase todos os jornais publicados em Castelo de Vide, dirigindo o periódico “Folha do Leste" de 16 de Março de 1930 até 1935.

Anteriormente fora já responsável com Alexandre Cordeiro, em que era administrador e editor, pela publicação “Terra Mãe", de tão curta vida. A partir de 14 de Julho de 1918 dirigiu com Francisco Borges Tristão o jornal  “O Povo", que naquele dia reaparece na sua segunda série.

Em separata, como dissemos, deixou nos os seguintes trabalhos: “Relação de sucessos históricos, notícias e acontecimentos políticos, administrativos, sociais e outros da notável vila de Castelo de Vide"; “Breve roteiro da notável vila de Castelo de Vide"; “Da notável vila de Castelo de Vide – Apontamentos"; “Castelo de Vide, nas letras e nas ciências".

Profissionalmente exerceu o cargo de Conservador do Registo Civil e em 1959 também o de Conservador do Registo Predial. 

Em 9 de Abril de 1913 António Vicente Raposo Repenicado casou, na cidade de Portalegre, com Maria Ester da Conceição Cassola, natural de Portalegre, de quem houve apenas uma filha, Adelaide da Assumpção Cassola Raposo. Sua filha viria a casar com Manuel Rolo da Gama Lobo Salema e em segundas núpcias com Fausto Caldeira. Com 82 anos incompletos, faleceu na sua casa na Rua 5 de Outubro (Rua dos Escudeiros) em Castelo de Vide, no dia 17 de Março de 1973.


« voltar à página anterior