Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

19/1/1941

Morre em Castelo de Vide na sua casa na Rua Mouzinho de Albuquerque (Rua da Alfândega), com 77 anos, o Padre Severino Dinis Porto, natural de Nisa. Personalidade de valor, era pároco da freguesia de São João Baptista e há 52 anos que vivia nesta vila.


Nesta data, um Domingo, morre em Castelo de Vide na sua casa na Rua Mouzinho de Albuquerque (Rua da Alfândega) o padre Severino Dinis Porto com 77 anos de idade. Era natural da freguesia do Espírito Santo de Nisa, filho de Manuel Dinis Porto e de Maria das Candeias Dinis Porto.

Há 52 anos que vivia em Castelo de Vide sendo à data da sua morte pároco da freguesia de São João Baptista, onde sucedeu ao padre João José Gasalho.

Concluindo o curso de Teologia no seminário de Portalegre, tinha iniciado a sua vida sacerdotal como pároco da freguesia de São Sebastião das Carreiras. Foi pároco da freguesia de São João Baptista em Castelo de Vide, durante 45 anos, tendo começado por ser capelão da confraria das Almas e regente do Asilo de Cegos de Nossa Senhora da Esperança, casa que a vários títulos muita e valiosa dedicação dele recebeu. Foi ele o iniciador do ensino das crianças cegas, talvez mesmo a nível nacional habilitando as para os exames oficiais utilizando desde logo o sistema  “Braille".

Pessoa inteligente e culta escrevia muito bem, possuindo elevados dotes oratórios. Foi destacável a sua participação na vida social de Castelo de Vide, onde também desempenhou diversos cargos públicos, como o de Presidente da Câmara Municipal.


« voltar à página anterior