Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

14/7/1914

Castelo de Vide recebe a visita do eminente sábio Dr. José Leite de Vasconcelos, Director do Museu Etnológico de Lisboa, que pela primeira vez vinha a esta vila.


Castelo de Vide recebe a visita do eminente sábio Dr. José Leite de Vasconcelos, Director do Museu Etnológico de Lisboa, que apreciou as riquezas pré-históricas e históricas, levando alguns machados de pedra. Era a primeira vez que vinha a Castelo de Vide, sendo recebido com grande regozijo e apreço.

Escritor, etnógrafo, arqueólogo, numismata e filólogo, o Dr. Leite de Vasconcelos nasceu em Ucanha em 1858. Autor de uma vasta e notável bibliografia, escreveu em 1935 na revista "Ethnos", Vol. I, Lisboa, p. 5, sobre a localização da cidade de Ammaia. Durante muito tempo, à cidade de onde veio para Castelo de Vide em 1710 o belo Arco da Aramenha, que se encontrava no local daquele nome, no Concelho de Marvão, era atribuída a denominação de "Medóbriga". Foi com este artigo que Leite de Vasconcelos esclareceu em definitivo tratar-se da cidade romana de Ammaia.


« voltar à página anterior