Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

1/1/1901

É inaugurado o teatro de Castelo de Vide mais tarde denominado Mouzinho da Silveira. Depois de uma sessão solene, representou-se a comédia em três actos “As rédeas do governo", imitação de L. Rebello da Silva.


É inaugurado nesta data o teatro de Castelo de Vide, depois denominado “Mousinho da Silveira"; o que existira anteriormente e que teve muito curta duração, fora destruído por um incêndio, o teatro D. Luís Filipe.

Neste dia festivo para Castelo de Vide, o 1.º dia do novo século a inauguração do teatro começou por uma sessão solene em que foi descerrado o retrato do Dr. Aniceto de Oliveira Xavier.

Foi o Dr. Aniceto de Oliveira Xavier o grande obreiro da iniciativa de dotar Castelo de Vide com o novo teatro. A ele se ficou devendo não só o projecto do lindo teatrinho, mas também todas as demais diligências, antes e depois da construção, onde não faltaram dificuldades de toda a ordem. Com a sua tenacidade tudo foi vencendo, acabando por ficar praticamente até ao fim dos seus dias a administrar tão valioso empreendimento para Castelo de Vide.

Salientemos o acontecimento deixando para outro local ou para outra ocasião os vários episódios com ele relacionados. Pelas 20h 30min realizou se o primeiro espectáculo, também o primeiro do ano e do século com o seguinte programa: a comédia em três actos “As rédeas do governo", imitação de L. Rebello da Silva. A expectativa era muito e os bilhetes mais que insuficientes para satisfazer toda a gente, o que ocasionou grandes desgostos.

O êxito foi retumbante e a Comissão organizou desde logo para o dia 3 e dia 6 novos espectáculos embora com diferentes programas.


« voltar à página anterior