Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

11/12/1769

Nasce em Castelo de Vide Francisco de Paula Maggessi, filho de Tomás Frederico Maggessi, natural da cidade de Massa, Ducado de Modena, Itália, e de Ana Josefa Tavares da Gama Maggessi, de Campo Maior.


Começou a sua carreira militar como cadete do Regimento de Infantaria desta vila, sendo promovido a Alferes de Fuzileiros deste regimento em 24 de Dezembro de 1787.

Em 25 de Abril de 1794 é promovido a Tenente de Granadeiros do mesmo Regimento de Infantaria de Castelo de Vide.

A 14 de Janeiro de 1802, então capitão ainda do mesmo regimento, é promovido a Sargento-Mor e mandado servir no corpo da polícia em Lisboa, onde em 10 de Maio de 1803 ascende a Major Efectivo de Infantaria da Guarda Real da Polícia.

Acompanhou a Família Real ao Rio de Janeiro e ali se fixou, atingindo os mais altos postos no exército e recebendo grandes mercês quer de D. João VI, quer dos Imperadores D. Pedro I e D. Pedro II, pelos seus muitos serviços.

Aí casou com Francisca de Paula de Oliveira Coutinho. Elevado à efectividade do posto de Tenente-General em 24 de Abril de 1821, foi-lhe conferido em 25 de Março de 1826 o título de Barão de Vila Bella, sendo então Marechal de Campo, Comandante do Exército do Sul do Brasil, Governador Militar de Montevideu, Grã-Cruz da Imperial Ordem de Cristo e da Real Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa de Portugal.

Não mais voltou à pátria desde que deixou o Tejo na armada que conduziu ao Brasil a Família Real Portuguesa, falecendo ali em 1847.


« voltar à página anterior