Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

1/12/1861

Houve grande reunião nos Paços do Concelho, em Castelo de Vide, em que o Dr. João António dos Santos e Silva expôs o motivo da reunião: prestar homenagem à memória do Rei D. Pedro V, que tão recentemente visitara esta vila, a formosa Sintra do Alentejo, como então lhe chamou.


Nomeou-se uma comissão para esse fim, que ficou assim constituída: João José Le Cocq, presidente, Dr. João dos Santos e Silva, vice-presidente, Manuel Pires de Sequeira, Manuel Maria dos Santos Cordeiro e Joaquim Pedro Bicho, secretários, José Francisco Pereira, tesoureiro, João Augusto de Barros, António Marcelino Carrilho Belo, Dr. Manuel Francisco de Sousa, Padre Manuel Joaquim Mouta, Francisco António Prezado, João de Almeida Sarzedas (Júnior), João Francisco Pereira, José António Roxo da Fonseca, Manuel Caetano de Barros, Dr. José Pinto Fraústo, Padre José António Mimoso, Cipriano José Marques, Manuel Joaquim Marmelo e Francisco António Alvarrão.

Desta comissão saiu outra, menos numerosa, que se encarregou dos trabalhos, que consistiram em promover a construção da estátua daquele monarca. Compunham-na o Dr. João António dos Santos e Silva, Manuel Pires de Sequeira, António Marcelino Carrilho Belo, Joaquim Maria Panasco e Luís Vítor Le Cocq.

Foi esta comissão que encomendou a estátua e a erigiu em 1870, mas não a inaugurou por falta de meios. Só em 1873 se realizou a inauguração oficial, com a assistência de um representante de El-Rei D. Luís I, D. Luís de Mascarenhas.


« voltar à página anterior