13/8/1385Chegam a Aljubarrota os exércitos, de D . João I de Portugal e de D. João I de Castela. Á noite moços da Ala dos Namorados fazem votos de bravura. O mais célebre foi de Gonçalo Eanes, de Castelo de Vide, que jurou desferir o primeiro golpe no inimigo.
Chegam ao campo de Aljubarrota os dois exércitos inimigos. O de D. João I de Portugal, vindo de Leste para Oeste, de Abrantes por Tomar, Ourém, Porto de Mós, era pouco numeroso; o de D. João I de Castela, vindo de Norte para Sul, de Coimbra por Leiria, era numerosíssimo. Este passou por frente do inimigo, que estava de rosto para Leiria, e tomou posições em Aljubarrota. D. João I de Portugal muda de frente e aguarda o amanhecer de 14. E seria o dia da vitória!
Nessa noite – narra-o o cronista Fernão Lopes – alguns moços fidalgos da "Ala dos Namorados" fazem votos de bravura. Entre estes o mais celebrado foi o de Gonçalo Eanes, de Castelo de Vide, que jurou desferir o primeiro golpe no inimigo. E assim o viria a cumprir heroicamente, celebrizando-se e à sua terra.
« voltar à página anterior