Início | Personalidades
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Personalidades
Pesquisa geral
Personalidade
 

José Manuel da Costa (1904-1983)

Nasceu o Dr. José Manuel da Costa em Castelo de Vide a 11 de Abril de 1904. Foi figura destacada na vida pública portuguesa. Em Castelo de Vide fez a instrução primária e o curso do liceu na cidade de Portalegre.

Foi extensa e notável a sua carreira, quer no campo profissional, quer no da política, no jornalismo e, de uma forma geral, na cultura, de onde se destaca:

- Licenciou-se em Direito em 1927 e em Filologia Românica na Universidade de Lisboa, onde foi Director de uma publicação de iniciativa de um grupo de alunos desta Universidade - CULTURA Revista de Letras (1926). Conclui o Curso do Magistério Liceal (Português e Francês) da Escola Normal Superior, também em Lisboa.

- Foi professor nos liceus Jaime Moniz no Funchal e Camões em Lisboa, Reitor dos Liceus de Viseu e Gil Vicente em Lisboa, Professor na Universidade de Sorbonne em Paris e na Universidade de Madrid.

- Foi Director-Geral do Ensino Liceal, Inspector do Ensino Particular, membro dos Serviços de Formação da Mocidade Portuguesa, da Acção Social da Legião Portuguesa e da comissão administrativa da FNAT - Federação Nacional para a Alegria no Trabalho (actual INATEL).

- Foi Secretário do Instituto de Alta Cultura, Director do Diário da Manhã, órgão da União Nacional, e Administrador por parte do Estado na Companhia Portuguesa Rádio Marconi.

- Foi deputado da Assembleia Nacional pelo distrito de Viseu de 1942 a 1945 e pelo distrito de Portalegre de 1957 a 1969, onde pertenceu às Comissões de Educação Nacional, Cultura Popular, Interesses Espirituais e Morais, Negócios Estrangeiros e Ultramar.

- Foi chefe de Gabinete do Ministro da Educação Carneiro Pacheco e da Presidência do Conselho de Ministros, com Salazar.

No dia 24 de Janeiro de 1931, na Igreja e Freguesia de São Mamede, da cidade de Lisboa, realiza-se o casamento do Dr. José Manuel da Costa, advogado, natural de Castelo de Vide, de 26 anos, com Maria Emília Ribeiro Soares, natural de Lisboa, de 24 anos de idade, tendo havido deste casamento quatro filhos: José Manuel, Dinis, Pedro e Gil Ribeiro Soares da Costa. Foram testemunhas Maria Possidónio Pimentel Fraústo Basso e seu marido Dr. José Augusto Fraústo Basso, João de Freitas Esmeraldo e Sofia Amélia Raposo de Carvalho.

Possuía casa de férias em Castelo de Vide, no local hoje do Hotel Garcia da Orta.

São dignos de menção especial a notável conferência que proferiu no salão nobre da Câmara Municipal de Castelo de Vide, aquando da comemoração do primeiro centenário do nascimento do Dr. José Frederico Laranjo, intitulada "O Dr. Laranjo e o Iberismo" e o seu artigo publicado em "O Castelovidense", também publicado em separata, intitulada "O Homem de Castelo de Vide".

Pode ainda ler-se, também da sua autoria, um outro artigo publicado em "O Castelovidense", em 1933, sobre o Dr. José Frederico Laranjo, por ocasião da transladação dos seus restos mortais para Castelo de Vide.

Faleceu em 28 de Outubro de 1983 em Lisboa, na sua casa da Av. Columbano Bordalo Pinheiro, nº 72, 3º Esq., aos 79 anos de idade. Deixou viúva Maria Emília Ribeiro Soares da Costa.

Em 17 de Outubro de 2014 os descendentes, familiares e amigos de seu filho Gil, reuniram-se em comemoração do 80.º aniversário de sua nora Maria da Conceição, no referido Hotel Garcia da Orta, ano que curiosamente era o 110.º aniversário do nascimento do Dr. José Manuel da Costa.

Diogo Salema Cordeiro


Bibliografia :
- CORDEIRO, Alexandre Durão; COSTA, José Manuel da; GORDO, João António; MANIÉS, Mateus da Cruz; LOUÇÃO, Joaquim Dias - O Homem de Castelo de Vide - Dr. José Frederico Laranjo 1846 - 1946. Castelo de Vide : Separata de O Castelovidense, 1947.

- COSTA, José Manuel da - El Estatuto portugués del trabajo. Madrid : separata da Revista de Estudos Politicos, ano II, n.º 6, Abril 1942, 1942.

- Costa, José Manuel da (dir.) - Cultura, Revista de Letras. Nº1, Lisboa, 1926.


« voltar à página anterior
Imagem