Início | Personalidades
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Personalidades
Pesquisa geral
Personalidade
 

Adolfo João Lahmeyer Bugalho (1907-1986)

Nasceu o Dr. Adolfo João Lahmeyer Bugalho no Porto, a 21 de Março de 1907 na Freguesia do Bonfim daquela cidade. Era filho de Francisco José Bugalho natural da vila de Castelo de Vide e de Sofia Sarmento Lahmeyer Bugalho, também natural da cidade do Porto, e irmão do poeta Francisco José Lahmeyer Bugalho.

Fixou-se tal como seu irmão, em Castelo de Vide, onde exerceu medicina até atingir a reforma.

Tinha Castelo de Vide como a sua terra e aqui era considerado e estimado como tal. 

Licenciou se em Medicina em 1933 na cidade de Lisboa. E como médico, exerceu, até se reformar, toda a sua actividade profissional em Castelo de Vide como médico do Partido Municipal, como Subdelegado de Saúde, médico do Hospital de Santo Amaro da Santa Casa da Misericórdia, quer ainda como clínico da Casa do Povo, médico da CP - Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, companhias seguradoras, etc..

Praticava a medicina com grande responsabilidade e elevado sentido ético e profissional, deixando publicados na Revista Médica, em 1951, os trabalhos de investigação clínica de Higiene e Hidrologia, "Rickettsioses: Casos de Ornitose  - Alguns casos de doença com reacção de Weill Felix positiva constatados no concelho de Castelo de Vide".

Não foi apenas como médico que Adolfo Bugalho se salientou. Muito hábil na arte do desenho, expressou  também o seu inegável talento artístico nas gravuras em madeira, que fazia para os semanários  "O Castelovidense" e  "Terra Alta", e que constituem uma apreciável colecção. Também pela escrita se evidenciou não só na colaboração abundante que publicou na imprensa local, no  "Diário da Manhã", no  "Jornal do Médico", etc., mas também com algumas peças teatrais, e fazendo autêntico jornalismo literário. 

No periódico "Terra Alta" deu à estampa as peças de teatro  "O Pregão" e  "Sombra de um Brilho", e na Editorial Império, em 1961, "Eu e o Meu Chapéu". Foi ainda publicado postumamente um apontamento teatral, intiulado "Toada", num suplemento do nº 27 do jornal "O Pregão", em 1987.

Incentivou ainda persistentemente e com entusiasmo o teatro amador em Castelo de Vide, contribuindo assim para que se mantivesse essa tradição da cultura local.

Executava, desde os cenários das peças que eram representadas pelos amadores em Castelo de Vide, que concebia e executava, até à pintura de quadros. A pedido do Cónego Albano Vaz Pinto, vigário de Castelo de Vide, pintou para a capela-mor da Igreja Matriz da Vila seis quadros:  do lado da Epístola, a Conversão de São Paulo, Cristo na Cruz rodeado pelos símbolos dos Quatro Evangelhos, os Sacramentos e a Assunção de Nossa Senhora, e do lado do Evangelho, uma representação dos Dez Mandamentos e a Anunciação de Nossa Senhora.  

De formação e cultura humanista, Adolfo Bugalho vivia intensamente os assuntos e o dia-a-dia do meio castelovidense.

Casou em 2 de Junho de 1943 com Ana de Lurdes Bugalho Pereira, filha de Vitória da Conceição Bugalho Pereira e de Carlos Pereira. A cerimónia teve lugar na capela particular da casa dos pais da noiva,  e no acto, celebrado pelo Padre António Lopes Laranjo, outorgaram como padrinhos seu irmão, o Dr. Francisco Lahmeyer Bugalho e o pai da noiva. Do seu casamento, deixou uma filha, Isabel Maria Pereira Bugalho.

Após alguns dias de internamento no hospital distrital de Portalegre, faleceu naquele estabelecimento a 10 de Dezembro de 1986 com 79 anos de idade.

Diogo Salema Cordeiro


Ver ainda:

Catálogo da exposição Gravuras de Adolfo Bugalho
Bloco de gravuras de Adolfo Bugalho
Ver o conjunto de gravuras
Ver ilustrações em livro infantil


Bibliografia :
- Homenagem a Adolfo Bugalho. In O Pregão. N.º 27, Castelo de Vide, Dezembro de 1987.

- Homenagem ao Dr. Adolfo João Lahmeyer Bugalho 1907-1986. Castelo de Vide : Câmara Municipal de Castelo de Vide, 2007.

- ALMEIDA, Jacinto de - Saudades de Amor. Cucujães : Escola Tipográfica das Missões, 1983.

- BUGALHO, Adolfo - Eu e o Meu Chapéu - Peça em 3 actos. : Editorial Império, Lda., Dezembro de 1961.

- BUGALHO, Adolfo - O Pregão - A Sombra de um Brilho - 2 Apontamentos Regionalistas por Adolfo Bugalho. Castelo de Vide : separata do Jornal Terra Alta, s.d..

- BUGALHO, Adolfo - Amália cantou em Castelo de Vide. In Terra Alta. Ano X, nº 486,Castelo de Vide, 2-10-1966, pp. 1 e 3.

- BUGALHO, Adolfo - Resumido Roteiro de Castelo de Vide. In A Cidade - Revista Cultural de Portalegre. N.º 5, Portalegre : Atelier de Artes Plásticas, Junho de 1982, pp. 52-54.

- BUGALHO, Adolfo - Como conheci José Régio e com ele convivi. In A Cidade - Revista Cultural de Portalegre. N.º especial, Portalegre : Atelier de Artes Plásticas, Outubro de 1984, pp. 3-4.

- BUGALHO, Adolfo - Balanço das Actividades Teatrais dos Amadores em Castelo de Vide. In A Cidade - Revista Cultural de Portalegre. N.º 6, Portalegre : Atelier de Artes Plásticas, Outubro de 1982, pp. 35-36.

- CORDEIRO, Diogo Salema - A Minha Rua não tem Nome... Toponímia de Castelo de Vide. Castelo de Vide : Ed. autor, 2000.

- VALE; Maria Amália - Aventuras da Linda, do Sonhador e do Vaidoso. Lisboa : Editorial Império, 1959.

- VENTURA, António (Coord) - Feliciano Falcão: Memória Viva. Lisboa : Colibri/Câmara Municipal de Portalegre, 2003.


« voltar à página anterior
Imagem