Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

29/10/1856

Nesta vila nasce Maria Beatriz dos Santos Cordeiro, filha de Manuel Maria dos Santos Cordeiro e de Francisca Amália de Alegria, e autora de “Algumas Notas sobre a Regência do Asilo do Espírito Santo de Castelo de Vide desde 2 de Setembro de 1902".


Em Castelo de Vide, na Freguesia de Santa Maria da Devesa, nasce Maria Beatriz dos Santos Cordeiro, filha de Manuel Maria dos Santos Cordeiro e de Francisca Amália de Alegria, naturais de Castelo de Vide, neta paterna de António Xavier dos Santos Cordeiro e de Maria Joaquina Bicho, e materna de Rafael dos Santos Alegria e de Ana Joaquina. Baptizou-se a 3 de Dezembro desse ano, sendo padrinho João António Godinho e Lima e, tocando com a Coroa de Nossa Senhora da Conceição, José d'Almeida Sarzedas.

Seu pai, conhecido pelo Morgado Cordeiro, era o proprietário da casa que tem uma bonita fachada, na Rua Nova, à direita de quem desce para a Fonte da Vila, prédio que foi recentemente adquirido pela Câmara Municipal. Nela viveu Maria Beatriz dos Santos Cordeiro alguns anos da sua vida e onde, provavelmente, terá nascido.

Do tempo que residiu em Castelo de Vide, destaca-se a sua acção como regente no Asilo do Espírito Santo. E a este propósito, a autoria o opúsculo intitulado "Algumas Notas sobre a Regência do Asilo do Espírito Santo de Castelo de Vide desde 2 de Setembro de 1902". Nele faz judiciosas e pertinentes considerações de ordem organizativa e educacional, bem como sobre problemas que então afectavam o viver daquela instituição.

Mas foi de curta duração a permanência naquele estabelecimento, e na ocasião pouco reconhecido o valor do seu trabalho. Fixou-se depois em Lisboa, onde fundou o Colégio de Santos, na Rua de São João da Mata, onde viveu vários anos.

Inteligente e culta, o que facilmente se deduz do que escreveu e deixou publicado, foi ao ensino que dedicou praticamente toda a sua vida.

Era na Travessa de Santos, 35 1º, Freguesia de Santos o Velho, em Lisboa, que ultimamente residia e aí, já com 82 anos de idade, no estado de solteira, faleceu em 4 de Agosto de 1938.


« voltar à página anterior