Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

20/10/1850

O grande historiador Alexandre Herculano publica na imprensa uma interessante carta dirigida a António Lúcio Maggessi Tavares, filho do general Maggessi, que com o notável escritor mantinha erudita e correctíssima polémica na celebérrima questão do «Milagre de Ourique», negado por Herculano.


Data de 1846 o primeiro opúsculo de António Lúcio Maggessi Tavares intitulado "Demonstração Histórica e Documentada da Aparição de Cristo nos Campos de Ourique, contra a opinião do Sr. Alexandre Herculano”.

Foi este opúsculo motivo de acesa polémica, até que em 1850 Herculano publica o célebre "Eu e o Clero", dirigido ao Patriarca de Lisboa e que tanto escândalo levantou. Herculano responde com: "Solemnia Verba - Cartas ao Senhor António Lúcio Maggessi Tavares - sobre a questão actual entre a verdade e uma parte do clero".

Depois da carta de 20 de Outubro, assinalada nesta efeméride, logo responde António Lúcio a 29 desse mês com o folheto "Carta em resposta ao Sr. Alexandre Herculano" carta que tinha por título "Solemnia Verba". Finda a polémica com a 2ª Carta "Solemnia Verba", de Herculano.


« voltar à página anterior