Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

24/6/1885

Nasce em Castelo de Vide Manuel Marcos Canário, filho de Pedro Canário e de Ludovina de Carvalho Canário. Diplomou-se pela Escola de Ensino Normal de Lisboa. Casou com Sofia do Bonsucesso Ferreira, os pais do médico Dr. Amadeu Ferreira Canário.


Filho de Pedro d'Assunção Canário e de Ludovina Amália de Carvalho Canário, neto paterno de João Marcos Canário e de Maria Severina Mousinho da Silveira, e materno de António Amaro e de Ana Rita de Carvalho, nasce nesta data na Rua de São Pedro, Freguesia de São Tiago Maior, em Castelo de Vide, Manuel Marcos Canário.

Baptizado na bonita e antiga igreja paroquial da sua freguesia, em 26 de Agosto desse ano, pelo Prior, o Padre Serafim Pedro de Carvalho Sequeira, foram seus padrinhos Manuel António de Carvalho e Ana Rita de Carvalho.

De forte personalidade, algo austero e um tanto reservado, o Professor Canário afirmou-se na vida pelo aprumo do seu carácter, pela profissão, e ainda pela dedicação às gentes da terra que lhe foi berço.

Em 1903 e com a classificação de 18 valores é diplomado pela Escola de Ensino Normal de Lisboa, com apenas 18 anos de idade. No ano seguinte começou a exercer a profissão, sendo colocado, em 4 de Fevereiro, como professor primário em Alcorochel, concelho de Torres Novas, e em 1911, a 22 de Abril, na vizinha povoação de Alagoa, no concelho de Portalegre. Mas foi de pouca duração a sua estada em Alagoa, pois logo no ano seguinte, por nomeação de 16 de Fevereiro, veio para Castelo de Vide.

Desde então aqui se radicou, onde gozou de grande prestígio, como cidadão e como professor. Nesta vila leccionou, sendo grande o número de alunos que passaram pela sua aula, muitos dos quais guardaram do mestre especial e grata recordação.

Mas em 1935 por Despacho de 13/7/1935 é, por motivos políticos, colocado na inactividade, contando então 50 anos de idade. Nesta situação se manteve até 1942, ano em que se aposentou, a 25 de Maio.

Em Julho de 1960 um numeroso grupo de antigos alunos resolve fazer uma homenagem ao seu mestre da Instrução Primária, oferecendo-lhe um jantar no Hotel das Águas, homenagem que ficou consagrada num documento por todos assinado.

No ano seguinte, no dia 10 de Junho, é agraciado pelo Presidente da República com a Ordem da Instrução Pública, condecoração que tradicionalmente vinha sendo conferida aos que, pelos seus méritos, se distinguiam entre os professores de Instrução Primária.

Após ter deixado de exercer a profissão, conhecedor que era das coisas do campo, talvez porque foi esta a actividade de seus pais, interessou-se por assuntos da vida agrícola, trabalhando como perito avaliador, em que era reconhecida a sua competência e probidade.

O Professor Manuel Marcos Canário casou em 1908 com Sofia do Bonsucesso Ferreira, casamento de que houve um filho, o Dr. Amadeu Ferreira Canário, médico, e duas filhas que faleceram muito novas. São seus netos o Dr. Manuel Pinto Ferreira Canário e Joaquim Pinto Ferreira Canário, e bisnetos, Maria Sofia Domingos Ferreira Canário, Paulo Nuno Domingos Ferreira Canário, Filipe Morais Ferreira Canário e Ana Rita Morais Ferreira Canário.

Com 78 anos incompletos, o Professor Canário faleceu em Lisboa, no Hospital de Santa Maria, em 1963.


« voltar à página anterior