Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

13/5/1958

Realiza-se a inauguração do edifício dos CTT em Castelo de Vide. A velha estação, instalada num 1º andar da Rua Mousinho de Albuquerque (Rua da Alfândega) , há muito que já não satisfazia o crescente movimento postal, telegráfico e telefónico da vila.


Aguardada com alguma expectativa, realiza-se a inauguração do edifício dos CTT em Castelo de Vide, pois a velha estação, instalada num acanhado 1º andar da Rua Mousinho de Albuquerque – Rua da Alfândega – local de incómodo acesso, de há muito que já não satisfazia o crescente movimento postal, telegráfico e telefónico da vila.

Cerca das 11 horas concentram-se junto do edifício dos Paços do Concelho todas as entidades oficiais e particulares convidadas e muito povo. À hora prevista chegaram ali os senhores Director Joaquim Correia, o Chefe de Serviços Costa Cabral, chefe da Circunscrição de Exploração do Alto Alentejo, José Oliveira, acompanhados pelos Senhores Professor Francisco Velez Tavares e Geraldo António Calha, respectivamente vereador do Município e chefe dos CTT locais, que tinham aguardado estas entidades junto da nova estação dos Correios, na Carreira de Baixo. A Banda União Artística toca então o Hino Municipal, sendo as entidades recebidas em seguida pelo Presidente da Câmara Dr. José Vicente Branco do Casal Ribeiro, que em breves palavras cumprimentou e agradeceu ao Director Joaquim Correia o benefício, louvando a boa orientação dos seus serviços. Por sua vez o Director Joaquim Correia agradeceu as palavras que lhe foram dirigidas e, com a presença de grande número de pessoas, encaminharam--se para o novo edifício, de óptima situação, com frentes para o Jardim Gonçalo Eanes e para a Rua de Olivença, onde, depois da inauguração, o Director proferiu algumas palavras sobre o acto. Procedeu-se então à bênção da nova estação dos CTT, pelo Vigário Rev.º Padre Albano da Costa Vaz Pinto. Pouco depois, e após um breve passeio à Senhora da Penha, proporcionado aos visitantes, realizou-se um almoço particular em casa do Presidente da Câmara, na Quinta da Moutosa.

O edifício do novo Correio foi estudado e planeado pela Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais. O Correio-mor estivera em Castelo de Vide em 29 de Março de 1952, escrevendo a propósito da estação dos correios da Rua Mousinho de Albuquerque: "... a casa não tem condições e a instalação é francamente má.".

O primeiro serviço "Postal-Telegráfico" em Castelo de Vide data de 1882, ano em que em 26 de Julho foi feita a admissão provisória de Joaquim Celestino Nini, que terá sido, portanto, o primeiro funcionário dos CTT em Castelo de Vide. E assim, a partir dessa altura, já com o telégrafo, foram progressivamente ficando para trás os velhos sistemas de comunicações, de levar e trazer correspondência, que durante muito tempo era apenas às quartas e sábados.

Em 7 de Dezembro de 1899 foi arrendada a Adriana Augusta de Sousa Lemos Moreira, pela quantia de 15$000 anuais, uma casa para este serviço; em Abril de 1904 outra a Vicência Mimoso Rolo pela quantia de 60$000 anuais, passando a 36$000 em Julho do mesmo ano; e ainda uma outra em 1911 a João José Carreiras por 2.830$000 mensais, casa esta situada na Rua da Alfândega, onde se manteve a Estação dos Correios até à passagem para o novo edifício, que nesta data é inaugurado, e cuja obra fora adjudicada em 1956.

Com o título de "Inauguração das Novas Instalações do Correio de Castelo de Vide", e com a fotografia do edifício na capa, a Administração-Geral dos Correios Telégrafos e Telefones, editou um panfleto alusivo à inauguração acontecida neste dia, com a descrição da obra, um artigo da autoria de Francisco Bugalho, "Paisagem" extraído de "Terra-Mãe", e excertos de "Terra Alta - Antologia de Castelo de Vide", intitulados "Visão Impressionista".


« voltar à página anterior