Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

1/7/1944

Nasce em Castelo de Vide Fernando José Salgueiro Maia. Seguiu a carreira militar, vindo a distinguir-se na revolução de 25 de Abril de 1974, comandando as tropas no assalto ao Quartel do Carmo da G.N.R., em Lisboa, com o posto de capitão.


Nasce em Castelo de Vide na rua de Santo Amaro, Fernando José Salgueiro Maia, filho de Francisco Maia e de Francisca Silvéria Salgueiro. Em 1 de Janeiro de 1947, na Igreja de Santa Maria da Devesa, freguesia do seu nascimento, recebeu o Baptismo, tendo sido padrinhos Ramiro Maia e Maria Bárbara Salgueiro.

Fernando Salgueiro Maia seguiu a Carreira Militar, vindo a distinguir-se na revolução de 25 de Abril de 1974, comandando as tropas no assalto ao quartel do Carmo da G.N.R., em Lisboa, com o posto de capitão. Casou com Maria Natércia da Silva Santos, no dia 23 de Agosto de 1970, na Igreja Paroquial de Minde - Alcanena.

Além de militar Fernando Salgueiro Maia foi um estudioso de Antropologia, Etnografia e História, colaborando no "Jornal do Exército" e na Revista "Castelum" da Associação dos Amigos dos Castelos, de que era membro. A ele se devem, como principal impulsionador, o primeiro Museu de Blindados e o Museu de Cavalaria da sua escola.

Com 47 anos de idade e no posto de Tenente-Coronel, faleceu no dia 3 de Abril de 1992, sendo sepultado no cemitério de Castelo de Vide.

Agraciado com a "Ordem da Liberdade" recebeu ainda a título póstumo a "Ordem do Infante D. Henrique".

Em 24 de Abril de 1994 foi inaugurado um monumento no castelo da sua terra, uma escultura em mármore, de autoria de Clara Menéres e que constituiu uma homenagem do Partido Socialista.

Neste mesmo ano publica-se o seu livro intitulado "Capitão de Abril - Histórias de Guerra do Ultramar e do 25 de Abril. - Depoimentos".


« voltar à página anterior