Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

1/7/1943

Concluídas as obras de arranjo geral e ampliação a que foi sujeito o café Peninsular, em Castelo de Vide, realizou-se nesta quinta-feira, pelas 5 horas da tarde, a cerimónia solene da sua reabertura.


Para a mesma fora convidado o Presidente da Câmara Municipal, os clientes do estabelecimento e pessoas das relações pessoais da sua proprietária, Maria Teresa Coimbra.

Solicitado ao Presidente da Câmara o acto simbólico da abertura das portas, de pronto se encheu o café, agora totalmente renovado, sendo apreciados os melhoramentos efectuados e a decoração interior, enquanto eram já servidos vinhos de mesa da região e sanduíches variadas.

Seguiu-se um "porto de honra", e por fim abriram-se as garrafas de "champanhe" e surgiram os brindes e as saudações que se iniciaram com as palavras do Presidente do Município, Eng. Alexandre Durão Cordeiro, e a que se seguiram: o vereador Joaquim Alfredo da Costa Pinto, João António Gordo, Mateus da Cruz Maniés, António Vicente Raposo Repenicado e ainda, em nome de todos os clientes do estabelecimento, o Dr. Manuel Félix, notário e advogado nesta vila.

Era proprietária do café Maria Teresa Coimbra, e situava-se este onde ainda se mantém hoje, na Carreira de Cima, Rua Bartolomeu Álvares da Santa. As obras constaram de reparação geral, um ligeiro aumento do espaço interior, estabelecimento de uma pequena sala para refeições e respectiva cozinha, substituição do letreiro na fachada e colocação de um candeeiro para iluminação da esplanada, em cujo piso foi feita nova calçada.

Neste rés-do-chão existira anteriormente um armazém de tabaco pertencente a Carlos Pereira e onde, em espaço que para o efeito lhe foi dispensado, trabalhou o ourives e relojoeiro Amândio Mendes da Cunha, no começo da sua vida profissional e comercial em Castelo de Vide. As casas também têm a sua história, cujos pormenores é sempre interessante conhecermos.


« voltar à página anterior