Início | Efemérides
Tamanho de letra normal Aumentar o tamanho de letra Diminuir o tamanho de letra
Pesquisa de Efemérides
Pesquisa geral
Dia
Mês
Ano
Ordenar por
 
[limpar dados]

20/7/1862

Morre Helena Isabel de Barros Castelo Branco, mulher do Dr. João Diogo Juzarte de Sequeira Sameiro, instituidor do primeiro, ou um dos primeiros, asilos para cegos do País, o de Castelo de Vide.


No seu curioso testamento, além de muitos e valiosos legados aos pobres e várias mostras de humildade cristã, diz: "(...) Nomêo por meus Testamenteiros a mêu Marido e a mêu Primo João Augusto de Barros, e por unico e universal herdeiro de todos os mêus bens, direitos e acções a mêu Marido, a quem peço dê aos mêus bens de raiz de que não dispus a mesma aplicação que aos seus quer dár, aplicando-os a estabelecer o fundo e primeira base do Estabelecimento de úm asilo para pobres cégos (...)". Essa instituição, o Asilo de Nossa Senhora da Esperança de Castelo de Vide, viria a ser inaugurada no primeiro aniversário da sua morte.

Helena Isabel de Barros Castelo Branco era filha de Inácio Cardoso de Barros e de Maria de Guadalupe, e sobrinha do homem com quem veio a casar, e de quem não deixou descendência, pois os filhos do casal morreram à nascença.


« voltar à página anterior